Programa Saúde na Escola promove ação educativa com estudantes da rede municipal
Pesquisar

Programa Saúde na Escola promove ação educativa com estudantes da rede municipal

Iniciativa levou orientações sobre saúde, prevenção e bem-estar a alunos do 6º ao 9º ano na Escola Municipal Professora Dulcinda Jotta Mendes – Cívico-militar

Levar informação de forma leve e acessível para dentro das escolas é uma das formas mais eficazes de cuidar da saúde de crianças e adolescentes. Com esse objetivo, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia segue promovendo as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). Na terça-feira (24/03), os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Professora Dulcinda Jotta Mendes – Cívico-militar, no bairro São João, participaram de ações educativas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de agravos.

Para as turmas do 9º ano, foram desenvolvidas ações voltadas à saúde sexual e reprodutiva, com orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), métodos contraceptivos e autocuidado. Já para os estudantes do 7º e 8º anos, os temas incluíram bullying, violência e saúde mental, incentivando o respeito, a convivência saudável e o cuidado com o bem-estar emocional. Os alunos do 6º ano participaram de atividades sobre higiene bucal e alimentação saudável, reforçando a importância de hábitos preventivos desde a infância.

A ação foi realizada nos turnos da manhã e da tarde, por meio de palestras e dinâmicas educativas, promovendo a participação ativa dos estudantes e a troca de conhecimentos. A iniciativa contou com a atuação de uma equipe multiprofissional, composta por agentes comunitários de saúde, enfermeira, técnica de enfermagem e médica, da Estratégia Saúde da Família (ESF) São João I. No período da tarde, a atividade foi ampliada com o apoio da equipe multidisciplinar da eMulti, incluindo psicólogos e assistentes sociais, fortalecendo o cuidado integral aos estudantes.

Além dos temas centrais, também foram realizadas orientações sobre o combate à dengue e educação ambiental, destacando a importância da prevenção e da responsabilidade coletiva na promoção da saúde.

A coordenadora do programa, Eduarda Cardoso, destacou a relevância da iniciativa. “O Programa Saúde na Escola desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de agravos entre crianças e adolescentes. A presença dos profissionais de saúde no ambiente escolar fortalece as ações preventivas, levando informação, orientação e cuidado de forma integrada. Essa parceria entre saúde e educação contribui diretamente para o desenvolvimento saudável dos estudantes”, afirmou.

Fotos: Divulgação/PMPSA

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui