A Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) se uniram em mais um evento em alusão ao Dia Nacional e Internacional do Idoso. A iniciativa aconteceu na última semana, na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, no Centro. O “Dia D” buscou oportunizar momentos de lazer, saúde e socialização para os idosos aldeenses.
O evento contou com o apoio das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Esportes e Lazer e de Saúde. Na programação, atividades de dança, promovidas pela facilitadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos CRAS Porto da Aldeia e CRAS Balneário, Sandra Fernandes, e música ao vivo com a cantora Paulinha Azevedo, além de divulgação das oficinas ofertadas pelos CRAS, com as orientadoras sociais Tatiana Miranda e Luciana Meneses.
Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de aferir a pressão arterial e glicose, recebendo orientações sobre a importância desses cuidados. Na oportunidade, a fisioterapeuta do Centro Municipal de Reabilitação, Ana Paula, realizou atividade de alongamento com os idosos.
O assessor especial da Secretaria de Governo, Edmilson Bittencourt, falou sobre a ação. “Ao longo do mês, tivemos eventos em todos os CRAS, conscientizando e ressaltando a importância da participação dos idosos nos trabalhos realizados nos equipamentos e na sociedade. Agradecemos às Secretarias envolvidas nesta importante ação e às pessoas idosas de outros bairros que estão aqui participando, demonstrando que não tem limitações por causa da idade. Estão todos de parabéns”, afirmou.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Marcia Tostes, falou sobre a importância do evento não só para São Pedro da Aldeia, mas para toda a região, e agradeceu a Prefeitura por intermédio de suas Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Saúde, de Cultura, de Esporte e Lazer, ao Departamento de Vigilância Sanitária, aos membros do Conselho e destacou a beleza da festa, parabenizando a todos.
A ação realizada também teve como objetivo divulgar o Conselho dos Direitos do Idoso no município, além de conscientizar e sensibilizar a população sobre as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar desse público. Marcelle Biondini, conselheira suplente do CMDI, relembrou que os idosos merecem respeito. “Respeitá-los é, também, respeitar o nosso futuro”, comentou.
CONHEÇA O CMDI
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso é um órgão consultivo de caráter deliberativo, que tem por finalidade, formular e propor diretrizes de ação governamental voltadas para defesa e promoção dos direitos da pessoa idosa. Sua missão é resguardar os direitos dos idosos, orientando e fiscalizando as ações e serviços de natureza pública e privada, articulando junto à comunidade e poderes públicos.
Atualmente, o Conselho conta com 16 conselheiros. As reuniões ordinárias do CMDI ocorrem mensalmente, nas segundas terças-feiras de cada mês, e são abertas à população.