Nesta quarta-feira (12) os integrantes do projeto Arvorecer se reuniram, novamente, para acertar os detalhes da próxima mobilização social em prol do meio ambiente. A atividade está prevista para acontecer no dia 22 de junho, a partir das 9h, em parceria com a ONG “Mar Sem Lixo”. A ação vai incluir limpeza nas orlas da Praia Linda, Balneário e Praia da Tereza, além de plantio e distribuição de mudas de árvores, entre espécies nativas, frutíferas, ornamentais e medicinais.
O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, falou sobre a continuidade das ações do Arvorecer no município. “Esta é a segunda ação do projeto, levando adiante esse trabalho, que tem como objetivo proporcionar não só a mudança no aspecto paisagístico, mas principalmente a melhoria do ambiente e dos espaços públicos comunitários. Para o mutirão do dia 22, vamos contar com a parceria especial da ONG ‘Mar Sem Lixo’ fazendo todo o percurso contínuo de limpeza das orlas da Praia Linda até a Praia da Tereza, passando pelo Balneário. Contamos com a presença de todos, a conscientização ambiental e a participação de toda a sociedade são fundamentais para o sucesso e a manutenção das ações”, disse.
Entre os parceiros do projeto envolvidos na ação do dia 22 de junho estarão, ainda, as associações de moradores de Praia Linda e Balneário, além de membros da Comissão de Meio Ambiente da 48º subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e do Grupo Escoteiro aldeense. O evento será aberto a toda população.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Balneário São Pedro, Alberto Valente Habbib, o mutirão vai complementar os trabalhos já iniciados na localidade. “Em 2016, fizemos o plantio de coqueiros ao longo da orla e o trabalho do Arvorecer vai completar a revitalização na área da Praia Linda. Com a proximidade do feriado de Corpus Christi, a gente acredita que o município vai receber bastante visitantes. Vamos aproveitar essa movimentação para poder interagir e chamar a atenção para esse projeto”, afirmou.
Realizada no início do mês, a primeira ação do projeto, no bairro São João, contemplou cerca de 40 alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental da Escola M. Dulce Jotta de Souza. Em parceria com a concessionária Prolagos, a programação contou com espetáculo de teatro infantil, voltado à educação ambiental, e plantio de mudas de árvores na área do estacionamento com a participação das crianças e membros da comunidade escolar.
Também participaram da última reunião no Horto Escola Artesanal a presidente e a colaboradora da Comissão de Meio Ambiente da OAB local, Mirian Barros e Aline do Rosário, além do biólogo e da veterinária da Secretaria de Agricultura, Flávio Gomes e Ana Leitão.
]]>