Search

Projeto contemplado pela PNAB oferece aulas gratuitas de capoeira em São Pedro da Aldeia

Em São Pedro da Aldeia, a tradição e a cultura ganham espaço com aulas gratuitas de capoeira oferecidas pelo projeto ‘Corpo Sagrado’. A iniciativa, contemplada pelo Edital de Chamamento Público 01/2025, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB – Lei nº 14.399/2022), é conduzida pelo mestre Hugo Sales e apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura. As atividades acontecem até a próxima terça-feira (09/09), no Centro de Movimento da Aldeia, no bairro Estação. Os interessados devem agendar o dia e horário da aula em https://abre.ai/ntu0.

O projeto “Corpo Sagrado” tem como objetivo promover o bem-estar e o fortalecimento da identidade cultural por meio da prática da capoeira. As atividades acontecem às quartas-feiras, às 19h, e aos sábados, às 7h30, com duração de 1h. Até o momento, cerca de 32 participantes já participaram das aulas gratuitas.

A iniciativa busca reconectar corpo e consciência, promovendo autocuidado, saúde física e emocional, além do fortalecimento da identidade cultural dos participantes. As aulas têm caráter integrativo e combinam movimentos da capoeira, alongamentos, exercícios de respiração, meditação guiada e dinâmicas de presença, voltadas ao cuidado integral do corpo.

De acordo com o mestre Hugo, o diferencial do projeto é a integração entre movimento, espiritualidade e cultura, transformando a capoeira em uma prática que vai além da atividade física, promovendo equilíbrio e bem-estar para todos os corpos.

Sobre o mestre – Hugo Sales é contramestre de capoeira formado na Escola Nestor Capoeira (ENC) e desenvolve seu trabalho com capoeira desde 2009. Ele ministra aulas de capoeira, musicalidade, percussão, pandeiro, atabaque e berimbau para o público adulto e infantil. Em São Pedro da Aldeia, atua há cinco anos com aulas no Centro de Movimento da Aldeia, em praças e orlas da cidade.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui