Projeto da Secretaria de Agricultura leva horta agroecológica para escolas municipais

Unidade escolar do Porto do Carro foi a primeira a receber o Projeto “Semeando o Futuro”

Promover um ambiente saudável é propício para o aprendizado dos alunos. É com esse objetivo que a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Renda de São Pedro da Aldeia deu início ao projeto “Semeando o Futuro”. A iniciativa visa implantar hortas agroecológicas nas unidades escolares do município, além de capacitar toda comunidade escolar com cursos e treinamentos promovidos pela EMATER-RIO. A primeira escola municipal a desenvolver o projeto é a Antônio Rodrigues dos Santos, no bairro Porto do Carro, onde a horta já foi instalada.

Horta instalada na Escola M. Antônio Rodrigues
Horta instalada na E. M. Antônio Rodrigues
Foto: Bruninho Volotão

O secretário de Agricultura, Trabalho e Renda, Thiago Ribeiro, destacou os benefícios do projeto, que funcionará conforme o calendário escolar e com o apoio da Secretaria de Educação. “A prática da agricultura orgânica nas escolas é um incentivo a mais para que os alunos levem os conhecimentos para casa e criem suas próprias hortas com suas famílias. Contamos com a parceria da EMATER-RIO para qualificar professores e funcionários das escolas participantes. As hortaliças e temperos colhidos serão utilizados nas merendas dos próprios alunos”, explicou.

Alunos da Escola M. Antônio Rodrigues visitam a horta agroecológica
Alunos da E. M. Antônio Rodrigues visitam a horta agroecológica
Foto: Divulgação

O tamanho da horta implantada é definido pelo espaço disponível nas escolas e as hortaliças a serem cultivadas são escolhidas em conjunto com a direção escolar, baseadas na necessidade nutricional da escola. Os cursos e treinamentos que serão desenvolvidos pela EMATER-RIO, para capacitar professores e alunos, abordam a produção de mudas, o preparo do solo e plantio, controles alternativos de pragas e doenças, além de colheita e pós-colheita. Os temas da qualificação podem ser ajustados de acordo com a realidade de cada unidade escolar.

Autoridades participam do lançamento do Projeto Semeando o Futuro, durante o evento de entrega da revitalização da E. M. Antônio Rodrigues dos Santos
Foto: Bruninho Volotão

De acordo com a supervisora local da EMATER-RIO, Marília Grasiela Souza, o projeto recebeu 2.500 mudas de hortaliças. “A execução desse projeto é mais uma ação da parceria firmada, por meio de um convênio de cooperação técnica, entre a EMATER-RIO e a Secretaria Municipal de Agricultura. O ‘Semeando o Futuro’ é um projeto de grande importância, pois trará melhorias na alimentação escolar das crianças e, ao mesmo tempo, permitirá a existência de um laboratório vivo de aprendizagem nas escolas”, afirmou Grasiela.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

A Escola Municipal Antônio Rodrigues dos Santos, no Porto do Carro, foi a primeira unidade beneficiada pelo “Semeando o Futuro” com uma horta agroecológica. No local, foram plantadas alface, couve, cebolinha e salsa.

Alunos acompanham o crescimento das mudas na horta da escola
Alunos acompanham o crescimento das mudas
Foto: Divulgação

A diretora adjunta da unidade escolar, Bárbara Slavinka, falou da iniciativa. “Existe todo um trabalho em cima dessa horta, a gente tem um cronograma de visitação para todas as turmas acompanharem as etapas. As crianças estão aprendendo sobre o que foi plantado, como é o cultivo e como esse alimento vai ser utilizado, além de terem a oportunidade de regar a plantação e acompanhar o crescimento das mudas”, destacou.

O próximo espaço a ser atendido pelo projeto será a Escola José Teixeira Paula, no bairro Balneário. Uma equipe da Secretaria de Agricultura já trabalha no local. Nesta quarta-feira (30),o prefeito Fábio do Pastel e o secretário Thiago Ribeiro estiveram na Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza, na Cruz, vistoriando o espaço para implantação do projeto.

Prefeito Fábio do Pastel visita escola da Cruz para implantação da horta agroecológica
Prefeito Fábio do Pastel visita escola da Cruz para implantação do projeto

BENEFÍCIOS

No âmbito escolar, as hortas agroecológicas representam um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas, motivando os estudantes a cuidarem de seu canteiro para que as hortaliças cresçam e estejam apropriadas para o consumo. A experiência reforça qualidades como organização, planejamento e responsabilidade, promovendo a saúde e a qualidade de vida por meio da alimentação saudável.

O “Semeando o Futuro” vai enriquecer a merenda escolar com hortaliças cultivadas de forma orgânica pelos próprios alunos e professores. As mudas utilizadas nas escolas serão produzidas no Horto Municipal. O local conta com uma “horta modelo” do projeto, instalada dentro da estufa e com sistema de irrigação. Os produtos colhidos no espaço serão entregues a instituições e projetos sociais do município.

“Horta modelo” instalada no Horto Municipal