Projeto de incentivo à leitura nas escolas é apresentado à Secretaria de Educação

Programa “Planeta Leitura” tem como um dos idealizadores o escritor Ziraldo e conta, ainda, com apoio do empresário Luciano Szafir, que esteve presente na reunião.

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia recebeu representantes do projeto “Planeta Leitura” nesta terça-feira (9). O programa educacional é uma parceria da Editora Melhoramentos e do Instituto Singularidades e tem como objetivo incentivar o hábito da leitura nas escolas por meio do uso de um kit de obras literárias voltado para cada etapa do ensino infantil e fundamental, incluindo, ainda, o ensino de jovens e adultos. Um dos principais criadores do projeto é o escritor Ziraldo Alves Pinto, criador do personagem de quadrinhos infantil “O Menino Maluquinho”.

O empresário Luciano Szafir e demais membros da equipe foram recebidos pelo secretário da pasta, Elias Valadão, pela subsecretária, Katia Moreno. Também participaram do encontro, representantes do corpo pedagógico da Secretaria, entre elas, a coordenadora do Segundo Segmento, Cristina Braga, que falou sobre a possibilidade da melhoria do desempenho das atividades dos alunos em parceria com o projeto.

“É preciso lembrar ainda que os docentes desta rede desenvolvem trabalhos de excelência com o objetivo de desenvolver a arquicompetência da leitura e da produção de textos, mesmo em condições adversas. Se pudermos facilitar esse processo, será um ganho inestimável para nossos alunos. Me sentirei honrada se puder fazer parte dele”, concluiu Cristina.

Projeto incentiva alunos do primeiro e segundo segmento à pratica da leitura.
Imagem: Robson Pedro

O projeto também tem foco na formação do professor, visando à utilização de todos os recursos que os livros oferecem. Além disso, a proposta de formação docente auxilia as equipes escolares a identificar e a refletir sobre as práticas de leitura que ocorrem ou podem ocorrer na escola.

Os representantes do “Planeta Leitura” irão encaminhar um projeto específico baseado nas necessidades da rede municipal de São Pedro da Aldeia. A proposta será avaliada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Corpo pedagógico da Semed participou da apresentação.
Imagem: Robson Pedro