Search

Projeto “Incluir em Rede” promove reflexões sobre educação inclusiva na rede municipal aldeense

O Teatro Municipal Dr. Átila Costa foi palco de um evento marcante para a educação de São Pedro da Aldeia: o projeto “Incluir em Rede – Fortalecendo a Educação Inclusiva”. Organizado pela equipe de Coordenação Inclusiva, juntamente com a equipe de Suporte Pedagógico à Docência, o encontro reuniu profissionais da educação e convidados para um momento de aprendizado, sensibilização e troca de experiências.

A programação teve início com o credenciamento dos participantes, seguido por um coffee break organizado pela equipe de Suporte Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Após o momento de acolhimento, a cerimônia foi oficialmente aberta com uma mensagem de boas-vindas, destacando a importância da Educação Especial e Inclusiva como um compromisso coletivo da rede municipal de ensino.

O evento foi especialmente direcionado aos profissionais que atuam diretamente na promoção de uma escola inclusiva: professores, cuidadores de alunos com deficiência, supervisores pedagógicos, inspetores escolares, orientadores educacionais e diretores. A participação ativa desses agentes educacionais fortalece o diálogo e a articulação das práticas pedagógicas que valorizam a diversidade e asseguram o direito de aprender a todos os estudantes.

A Secretária Municipal de Educação, professora Danielle Corrêa, ressaltou a relevância da pauta inclusiva e o compromisso da gestão com a garantia dos direitos dos estudantes público-alvo da Educação Especial. “Foi tudo preparado com muito carinho para esse encontro marcante com a equipe de Suporte à Docência, professores e cuidadores de alunos especiais, onde discutimos a importância da inclusão, sempre priorizando o trabalho com esse público tão especial. Foi emocionante ver o comprometimento de todos. Parabenizo nossos coordenadores de Inclusão, da Supervisão Pedagógica, da Orientação Educacional e da Inspeção Escolar, que organizaram o evento e as demais equipes da Secretaria de Educação, que estiveram presentes e apoiaram esse momento tão significativo. E, claro, minha gratidão a cada pessoa que pôde estar lá. Juntos, seguimos fortalecendo a inclusão e fazendo a diferença”, disse.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a apresentação da bailarina Mariana Dias, que encantou o público com uma performance artística sensível e inspiradora. 

A programação seguiu com a palestra da professora Pâmela Azevedo Silva, pedagoga e psicóloga com vasta experiência em Educação Especial. Com o tema “Adaptações Curriculares na Educação Especial: Um caminho para a Inclusão”, a convidada provocou importantes reflexões sobre práticas pedagógicas e estratégias de ensino adaptadas às singularidades dos alunos. A palestra contou, ainda, com a interpretação em Libras da profissional Gracielle Souza, garantindo a acessibilidade comunicacional de todos os participantes.

A subsecretária pedagógica de Educação, Wania Dias, destacou o empenho dos profissionais que tornaram o evento possível e apresentou os membros da equipe que atuam diretamente nas diferentes coordenações pedagógicas da Secretaria: Cassiane Couto – coordenadora geral de Políticas Pedagógicas, Simone Soares – coordenadora de Educação Especial, Roselene Marins – coordenadora de Inspeção Escolar, Rute Orrac – coordenadora de Orientação Educacional e coordenadores da Supervisão Pedagógica: Ivonete Simão (Educação Infantil), Evana Peres (Anos Iniciais) e Jardel Santos (Anos Finais e EJA).

A coordenadora da Orientação Educacional, Rute Orrac, comentou sobre o evento. “A orientação educacional acredita que é fundamental que os professores saibam fazer adaptações no currículo e nas atividades, pois cada aluno aprende de forma diferente. Essas adequações garantem a participação de todos e fortalecem uma educação verdadeiramente inclusiva”, disse.

A coordenadora da Educação Inclusiva, Simone Soares, também falou sobre a iniciativa. “O Encontro Incluir em Rede tem o objetivo de trazer à reflexão sobre o papel da Educação na promoção da equidade. É fundamental que os alunos da Educação Especial tenham acesso às oportunidades que respeitem suas individualidades. Cada aluno é único, a construção de currículos flexíveis que permitam uma aprendizagem significativa, participando do processo educativo e o desenvolvimento global do indivíduo”, finalizou.

O encontro teve como missão inspirar os participantes a implementar práticas que acolham as diferenças, respeitem os ritmos de aprendizagem e garantam o direito à educação de qualidade para todos. O evento evidenciou que, por meio do trabalho colaborativo e da formação continuada, é possível avançar na construção de uma escola pública mais equitativa, sensível e transformadora, pautada nos princípios da justiça social e do respeito à diversidade humana.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui