Search

Projeto “Mães Extraordinárias” promove acolhimento e informação na Escola Municipal José Guimarães

A Escola Municipal José Guimarães, no bairro Porto da Aldeia, foi palco de mais uma edição do projeto “Mães Extraordinárias – Um pouco de atenção a quem se dedica a cuidar”. A iniciativa é promovida pela Coordenação de Orientação Educacional da Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia. A ação teve como foco o acolhimento de mães atípicas e cuidadores de crianças com deficiência, oferecendo palestras, informações e serviços voltados à autoestima, empreendedorismo, saúde e proteção da mulher.

Entre os parceiros da iniciativa, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges) marcou presença com orientações sobre o enfrentamento à violência doméstica. A coordenadora do CEAM, Luciana de Oliveira, destacou a importância da ação. “O objetivo da nossa participação foi apresentar o equipamento para as mães atípicas e como acessá-lo, caso uma delas passe pela situação de violência doméstica”, comentou.

A idealizadora do projeto, professora, orientadora educacional e psicopedagoga Cláudia Fernanda Dias, explicou que a iniciativa busca promover espaços de escuta, afeto e transformação. “O ‘Mães Extraordinárias’ tem como objetivo cuidar das mães atípicas e dos cuidadores de crianças especiais, proporcionando estes momentos na escola. Um trabalho com amor, carinho e acolhimento da escola, da direção da unidade e da Orientação Educacional, uma ação conjunta, onde palestrantes falam sobre o direcionamento, cuidado, autoestima da mulher, valorização, da identidade, do resgate dos sonhos e ideais destas mães extraordinárias, fazendo com que estas mulheres olhem para dentro de si mesmas e recomecem a vida social novamente. Nós vamos em todas as escolas municipais e em outras organizações que quiserem o projeto”, declarou Cláudia.

A atividade foi articulada pelo orientador educacional Marcelo Alves e contou com o apoio da diretora da escola, Priscila Suzana, e da equipe gestora. As participantes assistiram a palestras sobre saúde bucal, com a dentista Juliana Rosa, e sobre terapia lucrativa com Renata da Silva Bastos. “É maravilhoso estar neste projeto. Eu aprendo mais que ensino; compartilhamos experiências, damos bastante risadas, nos emocionamos bastante a cada depoimento. É uma troca tão verdadeira, especial e rica, que eu saio sempre com o coração muito cheio. Levar a terapia lucrativa, que é o meu projeto para estas mães, ensinando o pouco que sei, é muito gratificante”, afirmou Renata.

Abordando questões de autoestima e superação, a palestrante Alene Regina Vieira Ramos Nogueira emocionou o público com sua trajetória de vida. “Eu sei que estou no lugar e na hora certa, falando a linguagem certa. Tudo o que passei, todos os problemas que enfrentei, todas as dificuldades que eu superei, me trouxeram até aqui. Fui curada para curar e este projeto ‘Mães Extraordinárias’ tem uma importância sobrenatural. Olhar para estas mães, ver a necessidade deste cuidado, deste abraço, deste acolhimento, é de uma relevância absurda. Se todos os governos, municípios, estados e secretarias tivessem este olhar para as mães atípicas e para as outras mães, com certeza seria muito mais fácil superar”, declarou.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui