O som contagiante do samba vai tomar conta do Centro de São Pedro da Aldeia neste feriado nacional da Consciência Negra. No dia 20 de novembro, a partir das 15h, o tradicional projeto “Música na Praça” estará de volta à Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz) com uma edição especial comandada pelo Projeto Samba É Vida. A atração promete agitar o público com uma animada roda de samba raiz até as 22h. O evento, realizado pela Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Cultura, é gratuito e está sujeito às condições climáticas.
O “Música na Praça” tem como principal objetivo valorizar os talentos da música aldeense e regional, incentivando a cultura popular e proporcionando momentos de lazer para toda a família. A última edição do projeto foi realizada em 2023 e reuniu grande público.
Para o secretário de Cultura, Thiago Marques, o projeto simboliza um importante passo para o fortalecimento e a valorização da cena cultural de São Pedro da Aldeia. “O retorno do projeto Música na Praça representa um compromisso com os nossos artistas e com o público aldeense. Queremos que cada edição seja um espaço de encontro, de celebração da arte e da cultura da nossa cidade. Valorizar os artistas locais e promover eventos gratuitos, acessíveis a todas as famílias, é uma das prioridades da nossa gestão na Cultura”, afirmou.



Fotos: Divulgação/Projeto Samba É Vida
Nesta edição especial, o Projeto Samba É Vida leva à Praça da Matriz toda a energia e tradição do samba de raiz. Idealizado por ex-integrantes do extinto grupo Batuque Bom, o projeto nasceu do desejo de criar uma roda de samba com identidade própria em São Pedro da Aldeia em um espaço acolhedor, voltado para o samba tradicional, com ambiente familiar e presença de pessoas de todas as idades.
O grupo é formado por músicos apaixonados pelo gênero e comprometidos com a valorização do samba e da cultura popular na cidade. No repertório, o público pode esperar sucessos de Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Martinho da Vila e outros grandes nomes do samba. Além disso, a apresentação contará com músicos convidados e homenagens a grandes poetas da música popular brasileira.
O idealizador e coordenador geral do projeto de roda de samba raiz, Renato Netto, falou sobre a expectativa para a apresentação. “As expectativas são as melhores possíveis. Estamos muito entusiasmados, pois havia um apelo do nosso público e também uma vontade antiga de realizar a roda de samba em praça pública. Agradecemos o convite da Secretaria de Cultura e acreditamos que será um evento maravilhoso, marcado pela alegria e pela energia do samba”, destacou.
