Projeto reúne músicos em noite de jam session em São Pedro da Aldeia

Primeira edição do “Sal dá Jazz” movimentou a praça Hermógenes Freire da Costa; projeto da Secretaria de Cultura acontecerá mensalmente

Os músicos amantes da improvisação e de estilos jazzísticos tiveram a oportunidade de mostrar os seus talentos na primeira edição do projeto “Sal dá Jazz”, que aconteceu na noite desta quinta-feira (08) em São Pedro da Aldeia. A jam session reuniu mais de 10 artistas locais, entre cantores e instrumentistas, que se revezaram nas apresentações na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro. A iniciativa é uma realização inédita da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e acontecerá uma vez por mês.

No repertório, destaque para os maiores standards do jazz, da bossa nova e da Música Popular Brasileira (MPB), passando por clássicos de artistas de renome nacional e internacional, como Tom Jobim, Frank Sinatra e George Michael. Quem passou pela praça pôde curtir o som de Edson Gomes (saxofone), Vladimir Wischansky (baixo), Jorge Amorim (bateria) e Juan Manuel Huenulef (teclado), além das participações especiais de instrumentistas convidados e dos cantores Brenda Jackson, Vivia Máris, Carla Paz, Donati Fogaça e Raony Alves.

Músico por formação, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância do projeto em prol da valorização dos artistas locais. “São Pedro da Aldeia tem muitos artistas talentosos que produzem música de altíssima qualidade e esse projeto foi pensado exatamente no sentido de abrir espaço para eles, promovendo, ao mesmo tempo, o acesso à arte para toda a população. A ideia é reunir os ouvintes e admiradores dos estilos de jazz, sem esquecer das nossas raízes históricas, que é a nossa cultura do sal. Por isso, o nome ‘Sal dá Jazz’”, ressaltou Thiago, que também fez participações especiais na programação a frente do piano.

Na oportunidade, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre o projeto
Foto:
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

A iniciativa é viabilizada pelo Edital de Chamamento Público nº 12/2022, que abriu inscrições para a seleção e contratação de artistas de diversos segmentos, incluindo bandas e grupos musicais. O saxofonista Edson Gomes foi um dos artistas contemplados no processo de seleção. “Esse projeto é um grande incentivo à cultura de música instrumental. A gente já se apresenta no Rio e em outras cidades do estado, mas sentíamos falta desse tipo de evento na cidade. É uma oportunidade de podermos tocar em um espaço bacana, com outros músicos e com um público que admira esse tipo de trabalho. Isso é muito importante, porque valoriza o artista daqui e traz também um outro tipo de turista para São Pedro da Aldeia”, ressaltou.

Moradores há dois anos e meio de São Pedro da Aldeia, o casal Ruth Brasil e Daniel Evangelista, acompanharam as apresentações e enalteceram a iniciativa. “Viemos de São Gonçalo e sempre frequentamos eventos culturais, de arte e música. É muito bom ver que aqui em São Pedro da Aldeia a prefeitura tem trazido novos projetos e estimulado a movimentação cultural. Estamos gostando muito”, comentou Ruth.

Ruth e Daniel curtiram a primeira noite da programação
Foto:
Raíra Morena/Divulgação PMSPA

Também estiveram presentes na estreia do projeto os secretários municipais de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, de Segurança e Ordem Pública, José Maria Cadimo, e de Fazenda, Renaldo Martins, além do coordenador de Comunicação da prefeitura, Vinícius Loureiro.

A próxima apresentação do projeto Sal dá Jazz está marcada para o dia 29 de setembro, na Praça Hermógenes Freire da Costa, a partir das 19h. As jam sessions são abertas a qualquer músico que tenha interesse em participar.

Fotos: Raíra Morena/Divulgação PMSPA