Projeto Teatro a Bordo encanta alunos da zona rural com apresentação gratuita de peças teatrais

Iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Concessionária CCR ViaLagos

Quem passou pela praça Hermógenes Freire da Costa, na tarde da quarta-feira (03), pôde ouvir as inúmeras gargalhadas que foram arrancadas com a chegada do “Teatro a Bordo”. O evento é uma das ações do “Caminhos para a Cidadania”, projeto desenvolvido pela CCR ViaLagos em parceria com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Em uma sessão solene, alunos da E. M. Vidal de Negreiros, no Alecrim, e da E. M. São Francisco de Assis, no Parque Arruda, puderam ver de perto as aventuras da caixola de histórias e sua trupe de palhaços.

Com um caminhão transformado em palco, os atores Diego Andrade e Léo Porto contaram a história “A princesa e o gigante”. As crianças assistiram à peça, que contou com muita música, efeitos especiais e interação com a plateia, com olhares atentos. A história também teve a participação das atrizes Cida Cunha e Juliana Lima.

Acompanhando os alunos da Vidal de Negreiros, a diretora adjunta da unidade, Letícia Custódio, falou sobre a importância da ação para alunos que moram mais afastados da parte central da cidade. “Eu acho esse tipo de evento importantíssimo, principalmente se tratando de uma escola de comunidade rural, onde as crianças não possuem acesso a muitas coisas. Desde o momento em que subiram no ônibus até chegarem aqui, era clara a alegria das crianças em presenciar tanta novidade para eles”, disse.

O evento foi realizado por meio da Coordenação de Programas Federais da Secretaria de Educação, conduzida pela coordenadora Suely Monica Vieira e assessora Myrela Carvalho, e contou com o apoio das Secretarias de Saúde, Governo e de Segurança e Ordem Pública. A secretária de Educação, Sheila Atalla, a chefe de gabinete, Paula Lobo, e a coordenadora de Avaliações Internas e Currículo, Carmensita Ribeiro de Faria Vidal, acompanharam a programação.

Quem também marcou presença foi o vereador Jean Pierre Borges, que comemorou a iniciativa proporcionada aos alunos. “Hoje, estamos vendo uma classe de alunos que durante muito tempo ficou à margem da visão do poder público. Quando eu estava como aluno, era um prazer viver essas situações, que eram raras. Presenciar a nova geração vivendo isso é uma imensa satisfação. Também sou professor por formação, então a felicidade é como ex-aluno, professor e como vereador atuante na cidade”, afirmou.

Ao final da sessão solene, Edivaldo Costa, diretor e mediador do espetáculo, agradeceu a oportunidade de entregar algo inédito aos alunos da zona rural aldeense. “É de plena alegria saber que estamos proporcionando o primeiro encontro dessas crianças com a arte, um contato tão importante na vida e desenvolvimento de todo o ser humano. Só temos a agradecer essa oportunidade que São Pedro da Aldeia nos deu, essa sensação de primeiro contato dos alunos”, comentou.

O projeto Teatro a Bordo se despediu ainda na noite da quarta-feira (03), com sessão aberta ao público. O caminhão cheio de cores exibiu curtas, peças teatrais e contou com a participação da artista e formadora Celiny Travassos, que performou o clássico da Disney “A Bela e a Fera”.