Projeto “Verão #tônoRio” chega a São Pedro da Aldeia

Contêiner recebe visitantes até o domingo (27), das 14h às 20h
Autoridades prestigiam o projeto Verão #tônoRio

A Praia do Centro de São Pedro da Aldeia, um dos principais cartões-postais da cidade, recebe até o domingo (27) o projeto “Verão #tônoRio”. O contêiner instagramável estreou em terras aldeenses na quinta-feira (24) com aprovação do público, que marcou presença na Praça Hermógenes Freire da Costa e curtiu a apresentação musical do saxofonista Brenddon Miranda. O objetivo é fortalecer o trade turístico e divulgar os artesãos locais, com a exposição e venda de artesanato na cidade.

Moradora do bairro Balneário, Lígia Rodrigues foi uma das pessoas que passaram pelo espaço. “A cidade estava precisando dessa interação com os moradores, porque a gente vem de uma fase muito difícil, com a pandemia, e São Pedro da Aldeia estava precisando de um pouco de alegria. Temos que mostrar aos visitantes o que nós temos de melhor, estou achando ótimo”, declarou.

Lígia Rodrigues é aluna da Academia Popular e foi conhecer o projeto
Foto: Renato Fulgoni

O projeto é promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), com visitação das 14h às 20h. Com design moderno, o espaço oferece aos visitantes um balcão de informações sobre as regiões turísticas do estado do Rio de Janeiro, divulgando os atrativos de São Pedro da Aldeia e demais cidades. O atendimento é feito por profissionais da Secretaria Municipal de Turismo.

Para a secretária municipal de Turismo, Andrea Tinoco, a chegada do projeto representa a oportunidade de divulgar o que São Pedro da Aldeia tem de melhor e movimentar a economia da cidade, aproveitando o fluxo de turistas e visitantes. “O ‘Verão #tônoRio’ é uma iniciativa maravilhosa da Secretaria Estadual de Turismo, no governo Cláudio Castro e na pessoa do nosso secretário Gustavo Tutuca, que vem atuando para fortalecer o turismo no interior do estado. O projeto chegou a São Pedro da Aldeia para fortalecer nosso artesanato e divulgar nossos serviços turísticos; temos uma excelente gastronomia, meios de hospedagem maravilhosos e atrativos incríveis”, afirmou.

O primeiro dia do projeto contou com apresentação musical do saxofonista Brenddon Miranda
Foto: Renato Fulgoni

O contêiner conta, ainda, com um espaço a céu aberto, onde acontecem as apresentações musicais. No local, o visitante pode registrar sua participação por meio de imagens de drone. Os integrantes do trade turístico de São Pedro da Aldeia, que estejam inscritos no Cadastur, podem deixar suas peças de divulgação no espaço.

Representando o prefeito Fábio do Pastel, o chefe de gabinete, Moisés Batista, convidou a todos para participar do projeto, que promove um ambiente para toda família, e conhecer o trabalho dos artesãos. “Em nome do prefeito, quero parabenizar e agradecer ao governador Cláudio Castro e o secretário Gustavo Tutuca, que tiveram um olhar diferente para São Pedro da Aldeia, trazendo o projeto ‘Verão #tônoRio’ para o trade turístico da nossa cidade”, destacou.

O atendimento é feito por profissionais da Secretaria Municipal de Turismo
Foto: Renato Fulgoni

Marcando presença no primeiro dia do projeto em São Pedro da Aldeia, o assessor especial da Secretaria de Estado de Turismo, Júnior Arruda, destacou que o contêiner já passou por outras cidades da Costa do Sol e também tem um posto fixo em Copacabana. “O projeto está rodando os principais destinos turísticos do nosso estado, onde os visitantes podem receber informações turísticas, e a van do artesanato oferece a oportunidade para o artesão expor o seu produto”, comentou.

A chegada do “Verão #tônoRio” também está beneficiando o artesanato de São Pedro da Aldeia. A loja itinerante do Programa Estadual do Artesanato está estacionada ao lado do contêiner, para exposição e venda dos produtos aldeenses. Integrantes da Associação de Artesãos de São Pedro da Aldeia, do projeto “Arte no coco” e artistas independentes se revezam no atendimento.

Parte da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, incluindo o secretário Thiago Marques, prestigiou a iniciativa
Foto: Renato Fulgoni

A artesã Leila Bianco se mudou para São Pedro da Aldeia no meio da pandemia. Para ela, a loja itinerante de artesanato representa uma oportunidade de divulgar a Casa do Artesão. “Estamos tentando despertar o aldeense para o nosso trabalho, que muita gente ainda não conhece. Vejo essa iniciativa como uma forma de divulgar a Casa do Artesão, que ficou esquecida há muito tempo e essa nova gestão está, realmente, trazendo um valor pra gente”, afirmou Leila, que estava acompanhada das também artesãs Olívia e Erli.

O coordenador do Programa Estadual do Artesanato, Marcel Vasconcelos, falou da iniciativa. “A nossa loja itinerante tem a capacidade de fomentar o artesanato local. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, com a militância da Andrea Tinoco, colocou os artesãos desse município no calendário estadual do artesanato. O prefeito Fábio do Pastel está fazendo a diferença na organização desse artesanato, que é fundamental para a retomada do turismo e da nossa economia”, disse.

Apresentação musical de artistas locais é um dos atrativos do projeto
Foto: Renato Fulgoni

O projeto continua nesta sexta-feira (25) com visitação das 14h às 20h e apresentação musical de Carla Paz, tocando jazz e bossa nova, a partir das 17h. No sábado (26), será a vez de Vinny Mendonça e a cantora Paulinha Azevedo encerra a programação no domingo (27).

A realização conta com o apoio da Guarda Municipal