A ESF Ponta do Ambrósio, em São Pedro da Aldeia, recebeu pela primeira vez o Projeto “Vida Longa Suely Osório”. A programação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com diversas atividades voltadas à promoção da saúde e do bem-estar da pessoa idosa. A iniciativa foi realizada pela coordenadora do Programa de Saúde da Pessoa Idosa, da Atenção Primária à Saúde (APS), Fernanda Rocha Feio de Carvalho. No dia 27 de maio, a partir das 9h, o projeto chegará à ESF Praia Linda.
Durante a programação, o fisioterapeuta Reginaldo, da equipe E-Multi, realizou atendimentos com auriculoterapia. A arteterapia foi conduzida por Paola Pinheiro, que orientou os participantes na confecção de mandalas e pinturas. Já a nutricionista e professora Geani Marins, com o apoio de estagiárias da Universidade Veiga de Almeida, orientou os participantes sobre a classificação dos alimentos conforme o grau de processamento.



A psicóloga Karen Souza, especialista no cuidado à pessoa idosa, conduziu um bate-papo sobre envelhecer com saúde, abordando aspectos emocionais e comportamentais. A fisioterapeuta do Centro de Reabilitação Municipal, Débora Oliveira, promoveu atividades de alongamento e exercícios funcionais com os idosos. O momento musical ficou por conta da agente comunitária de saúde, Alexandra Carvalhaes Higino, que se apresentou ao teclado.
Um dos destaques do evento foi a apresentação de um coral formado por idosos e servidores da unidade, que interpretaram a canção “É Preciso Saber Viver”. A enfermeira Sirlene da Silva, especialista em saúde do idoso, conduziu atividades de dança e orientações de cuidado.
Com foco na valorização da autonomia e na funcionalidade da pessoa idosa, o projeto alia arte, lazer, educação e saúde de forma acolhedora e inclusiva. A ação contou com o apoio da equipe da ESF Ponta do Ambrósio, além dos setores de infraestrutura e administração da Secretaria Municipal de Saúde.
A iniciativa homenageia Suely Osório, profissional que dedicou sua vida ao Sistema Único de Saúde (SUS) e cuja trajetória deixou um legado que serve de inspiração para todos: “acreditar na potencialidade do Sistema Único de Saúde”. Em breve, o projeto será estendido para outras unidades de saúde.