Quadra Poliesportiva da Escola Mz. Paineira é inaugurada

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio das Secretarias de Educação e de Urbanismo e Habitação, inaugurou, nesta sexta-feira (29), a quadra poliesportiva Márcia Maria de Oliveira, da Escola Municipalizada Paineira, localizada no bairro Balneário. Participaram da solenidade o vice-prefeito, Mauro Lobo; os secretários de Governo, Eronildes Bezerra; de Educação, Alessandro Teixeira Knauft; de Urbanismo e Habitação, Liane Martins; de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques; de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves; de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento, Luciano Pinto; e as diretoras da unidade escolar, Cristiane Mota e Sulamita Bento, além dos alunos, responsáveis e comunidade local.

Foto: Lílian Souza

Representando o prefeito Cláudio Chumbinho, o vice-prefeito Mauro Lobo falou sobre o momento. “É um prazer inaugurar algo no nosso município, principalmente uma quadra maravilhosa como essa. Isso é fruto de muito trabalho e zelo pelas coisas públicas”, afirmou.

Foto: Lílian Souza

Após a execução dos Hinos Nacional e Municipal, as autoridades compuseram a mesa e agradeceram a presença de todos, comentando sobre a satisfação em ver a quadra sendo inaugurada.

Foto: Lílian Souza

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, agradeceu a participação de todos os envolvidos para que esse momento se tornasse realidade. “Precisamos desse espaço para que as atividades, não só esportivas, mas as culturais e educacionais, possam acontecer. Estamos felizes em inaugurar esse local, marcando um momento ímpar na Escola Mz. Paineira, no bairro Balneário e no município de São Pedro da Aldeia. Agradeço a Deus, ao prefeito Cláudio Chumbinho, aos secretários municipais e a equipe diretiva, que participam intensamente para que os projetos aconteçam”, destacou.

Foto: Lílian Souza

O município deu à nova quadra, por indicação do vereador Edivaldo de Oliveira, o nome de Márcia Maria de Oliveira, um reconhecimento à dedicação dos serviços prestados como merendeira na Escola Mz. Paineira. Márcia era efetiva na rede e trabalhou na unidade escolar por 17 anos. Nascida em 1968, veio a falecer em 2019, deixando saudades para os familiares, amigos da escola e comunidade do bairro Balneário.

Foto: Lílian Souza

Na ocasião, foram entregues flores aos filhos da homenageada, Mayara Oliveira e Marlon Oliveira, que estiveram presentes no evento, junto aos representantes da família de Márcia. “Faltam palavras para descrever a felicidade que estou sentindo pela minha mãe. Desde o momento que entrei pelo portão da escola, me lembrei de tudo que vivi aqui junto a ela; sei o quanto gostava desse lugar. Sempre que se lembrarem da minha mãe, lembrem-se do sorriso, da força e da garra dela. Ela é um exemplo e eu só tenho que agradecer pelo legado lindo que deixou. Minha mãe está aqui olhando por todos nós, ela se foi, mas se faz presente na memória de cada um. Obrigada por tudo”, disse, muito emocionada, a filha da homenageada, Mayara Oliveira.

Foto: Lílian Souza

A diretora da unidade escolar, Cristiane Mota, contou um pouco sobre a história da servidora e do carinho que ela tinha por todos. Foi solicitado um minuto de silêncio em homenagem à merendeira. “Tenho a honra de homenagear essa mulher guerreira e vencedora; merendeira por anos da primeira escola que estudou. Foi uma excelente amiga de trabalho, filha e mãe. Levou com ela um amor imenso de todos nós, deixou um legado de honra e fé. Que a experiência de vida que a Márcia teve, sirva para nós, principalmente para nossos alunos da Escola Paineira. Que a gente use essa quadra sempre lembrando que o nome que o espaço carrega é de uma pessoa brilhante, maravilhosa e que tinha consigo uma constelação inteira”, salientou.

Foto: Lílian Souza

O vice-prefeito e o secretário de Educação, acompanhados pelas demais autoridades e familiares de Márcia Maria de Oliveira, descerraram a fita inaugural e a placa, marcando o lançamento da quadra poliesportiva.

Foto: Lílian Souza

O evento contou com apresentação de capoeira, cujo responsável do projeto é o pai de aluna da escola, Jefferson Leonardo. A Banda Marcial Fênix Paineira, formada por estudantes da unidade, também se apresentou durante a cerimônia. Os responsáveis e instrutores da Banda Marcial, sargentos João Ricardo Giovani, Sandro Marques de Souza e Felipe Eduardo de Oliveira, estiveram presentes durante a apresentação.

Foto: Lílian Souza

“Era um anseio muito grande que tínhamos para que o espaço ficasse pronto. Sabemos que, a escola ter uma quadra poliesportiva, tem uma importância fundamental na formação dos jovens, principalmente na questão esportiva. Agora, a escola como um todo e a nossa banda não dependem mais de condições climáticas para realizar seus ensaios e suas aulas de Educação Física. Em nome da Banda Marcial e dos instrutores, agradeço imensamente pela inauguração”, falou o instrutor da banda, sargento João Ricardo Giovani.

Foto: Lílian Souza

Os alunos da unidade escolar contarão com um espaço coberto para a prática de esportes e que também abrigará a realização de eventos. O local conta com tabelas de basquete, traves de gol e postes para a prática de voleibol, além de vestiários masculino e feminino, com cabines adaptadas. A quadra coberta conta com 767,90m² de área construída.

Foto: Lílian Souza

Também participaram da solenidade a subsecretária de Educação, Edna Lucena; o agente de Desenvolvimento, Paulo Jorge dos Santos; o coordenador-geral de Infraestrutura da SEMED, Valdeir Oliveira; a coordenadora de Educação Infantil, Lediane Gastanes; os vereadores Paulo Vitor da Silva e Edivaldo de Oliveira, além da Guarda Municipal.