A quinta-feira (17/08) foi especial para os fãs de esportes em São Pedro da Aldeia, que acompanharam de perto a disputa da 2ª Rústica Natatória realizada na cidade. A competição de natação foi organizada pelo Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. As provas foram disputadas na Praia da Pitória, no bairro Porto da Aldeia, por atletas militares e convidados pela organização do evento.
O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, falou sobre a iniciativa. “A laguna nos proporciona a prática de muitas atividades e, por isso, temos a natação e diversas modalidades aquáticas em nosso Projeto Aldeia em Movimento. O fomento ao esporte é muito importante e os eventos são promovidos exatamente para esse propósito. Hoje, tivemos participantes militares e do Projeto Aldeia em Movimento, da Prefeitura, participando e conquistando o pódio”, destacou.
O Chefe do Estado Maior do Comando da Força Aeronaval, Capitão de Mar e Guerra FN Jonathan Sidnei da Silva, destacou a importante parceria entre a Marinha do Brasil e a prefeitura aldeense. “É uma satisfação muito grande estar aqui hoje. Estamos realizando a segunda Rústica Natatória da Aviação Naval e essa é mais uma das parcerias que estão ocorrendo entre a Marinha e a Prefeitura de São Pedro da Aldeia. É um projeto de sucesso, fomentando o esporte aqui na região, a gente fica muito feliz que, além dos militares que acompanham a força aeronaval, temos muitos civis presentes”, disse.
O atleta com o melhor tempo na classificação geral da categoria masculina foi o jovem aldeense Levi Israel, de 13 anos, que concluiu a prova de 2 quilômetros em 34 minutos e 12 segundos. “A competição foi difícil, com muito vento e ondas que atrapalham a direção, mas estou muito feliz pelo primeiro lugar. Gostei bastante da prova e de competir com atletas mais velhos”, falou.
Já na categoria feminina, a atleta Karen Oliveira, do Projeto Aldeia em Movimento, subiu ao pódio com o tempo de 34 minutos e 29 segundos. “Excelente prova, estava ventando muito, com bastantes ondas, estava com um pouco de dificuldade de ver as boias lá no final, mas deu pra concluir o percurso e chegar bem na classificação. Esses eventos são muito importantes para nós, atletas, e para os admiradores do esporte”, finalizou.