São Pedro da Aldeia abre cadastramento para artesãos no Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense

Iniciativa da UERJ vai oferecer capacitação gratuita em empreendedorismo e marketing para os artesãos

Já está aberto o período de cadastramento de artesãos aldeenses no Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF), promovido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A chegada do projeto no município é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Cultura, a universidade e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ). Qualquer artesão da cidade pode se cadastrar on-line e gratuitamente (clique AQUI para acessar o formulário). O cadastramento também pode ser feito presencialmente na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

No momento do cadastro, os artesãos devem informar e-mail, telefone, números dos documentos de CPF e RG, endereço com CEP, data de nascimento e informações detalhadas sobre o segmento de artesanato produzido, bem como fotos do trabalho. O programa visa incentivar o turismo local, fortalecer o fazer artesão e estimular a economia local.

Após a fase de cadastramento e reconhecimento dos artesãos do município, a próxima etapa do programa vai envolver a aplicação de cursos de capacitação on-line e ao vivo, em módulos de curta duração voltados ao empreendedorismo e marketing, que serão ministrados gratuitamente pelos docentes da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ. A última fase do projeto inclui, ainda, a realização de feiras de artesanato com estrutura custeada pelo programa.

“São Pedro da Aldeia foi um dos 46 municípios do Estado do Rio contemplados pelo programa. Esse projeto será muito importante para fomentar e impulsionar a nossa cadeia do artesanato, ampliar o mapeamento dos artesãos da cidade, desenvolver a economia criativa e abrir novos horizontes para os artesãos aldeenses, trazendo toda qualidade técnica e acadêmica da Uerj”, destacou o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques.