A Secretaria Municipal de Saúde realizou, neste sábado (06/05), o Dia D de Vacinação contra a Gripe. Ao todo, 2.239 aldeenses receberam a dose do imunizante durança a mobilização. A campanha é promovida pelo Ministério da Saúde desde 1999 e busca prevenir a doença, que pode levar a complicações graves, especialmente em grupos de risco como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
Dovani Machado da Silva, de 56 anos, e seu sogro, Paulo Soares da Mota, de 82 anos, estiveram na Primeira Igreja Batista do bairro São João para a imunização. “Todo ano espero a oportunidade de me vacinar, porque funciona. Parabenizo a iniciativa de trazer a vacina para a igreja, para proporcionar o melhor atendimento à população” destacou Dovani.
Em 2023, a Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início no dia 12 de abril e segue até 09 de julho, com a meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo, que é formado por cerca de 79,7 milhões de pessoas em todo o país.
Moradora do bairro Jardim Soledade, Creuza Maria de Oliveira Lessa, de 73 anos, também reforçou a importância da ação. “A vacina é muito importante, não só para mim, mas para todos. Eu tomo a vacina há mais de 20 anos e, graças a Deus, a gripe não me atinge. Sou a favor da imunização e aconselho não só aos idosos, mas a partir do momento que temos direito, vamos nos vacinar”, ressaltou.
O casal Sara Kelly Xisto Cavalcante Medeiros e Daniel Medeiros levou a filha, Helena Cavalcante Medeiros, de 11 meses, à Policlínica Municipal. “Eu trouxe minha filha pela importância da vacina, pois não quero vê-la gripada, nem sofrendo. Se uma ‘gripezinha’ para nós já é ruim, imagina para ela, que ainda é um bebê. Por isso a trouxe para se imunizar e evitar problemas futuros”, afirmou a mãe da pequena Helena.
Quem ainda não conseguiu participar da campanha, pode procurar uma unidade de saúde, nos dias de rotina de cada UBS ou ESF do nosso município. É importante ressaltar que a vacina da gripe não protege contra o novo coronavírus, mas é uma forma importante de evitar complicações de saúde causadas pela gripe e de ajudar a evitar sobrecarga do sistema de saúde.
É importante ressaltar, ainda, que a vacinação contra a gripe é segura e eficaz, embora algumas pessoas possam apresentar reações leves, como dor no local da aplicação, febre e mal-estar geral. Em caso de dúvidas sobre a vacinação, o morador deve buscar informações junto ao serviço de saúde mais próximo de sua residência.