A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém uma rede contínua de serviços voltados ao cuidado, à prevenção e ao bem-estar da população idosa. O atendimento acontece diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e é reforçado por iniciativas como o Projeto “Mente Ativa”, que chega à ESF Praia Linda no dia 21 de outubro, e o Projeto “Vida Longa Suely Osório”, com atividades na UBS Orquídeas no dia 30 de outubro. As ações são abertas ao público, a partir das 9h, e promovem saúde, convivência e autonomia.
No dia em que se celebra o Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro, a Secretaria de Saúde reforça seu compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar da população idosa, oferecendo serviços gratuitos de atenção e acompanhamento em toda a rede municipal.



A coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa, Fernanda Rocha Feio de Carvalho, falou sobre a data. “Envelhecer é múltiplo. Não existe apenas uma velhice, mas inúmeras maneiras de viver essa fase, cada uma moldada por histórias, contextos sociais e culturais, oportunidades, sonhos e conquistas únicas. Celebrar o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa é reconhecer essa riqueza de experiências e reafirmar o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas ao idoso, assegurando cuidado integral, digno e respeitoso em todas as etapas da vida”, declarou.
Em São Pedro da Aldeia, o atendimento aos idosos é realizado diariamente nas UBS, com oferta de consultas médicas, enfermagem, vacinação, aferição de pressão arterial, controle de glicemia e acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Além da atenção básica, o município disponibiliza acompanhamento multiprofissional, atendimentos odontológicos, encaminhamentos para exames especializados e suporte em saúde mental.
A prevenção também é prioridade, com campanhas de vacinação, orientações em grupo e ações educativas que contribuem para a qualidade de vida e a autonomia da pessoa idosa. Promovidos pela Atenção Primária à Saúde, o Projeto Vida Longa Suely Osório, que oferece atividades como arteterapia, dança e estímulos à funcionalidade da pessoa idosa, e o Projeto Mente Ativa, voltado ao fortalecimento de vínculos, convivência e estímulo à autonomia, têm destaque entre as iniciativas em andamento. Todas as atividades são oferecidas nos postos de saúde e abertas à população.


Com mais de 20 anos de atuação na saúde pública aldeense, a médica ginecologista e obstetra Isaura Maria Silva de Oliveira, responsável técnica pelos médicos da Atenção Primária, acredita que envelhecer com saúde está diretamente ligado à participação ativa na vida cotidiana. “Estar na terceira idade não significa não conversar, não brincar, ficar em casa sentado vendo televisão. Estar na terceira idade é permanência, é estar aqui. Estando lúcida ou não, a pessoa precisa de atividade. Então, a melhor mensagem é: progrida. Faça outra coisa, nem que seja algo a mais, mas não pare”, pontuou.