São Pedro da Aldeia celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Evento reuniu crianças, pais e responsáveis, além de diversos voluntários

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF) de São Pedro da Aldeia promoveu uma ação especial em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira (21/09). O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e de pessoas voluntárias. A programação reuniu dezenas de crianças, pais e responsáveis na Praça Agenor Santos para uma manhã divertida e de muita recreação.

A presidente do COMDEF, Ângela Del Rosario, falou sobre a importância da ação em uma data tão especial. “É um evento para mostrar às pessoas que elas são visíveis; o respeito, a forma de participar depende de cada um observar como é a realidade. Quem prestar atenção vai perceber que os mais felizes são os responsáveis, os pais, aqueles que cuidam no dia a dia. Essa ação de hoje é resultado de um somatório de vários voluntários, cada um dando a sua contribuição”, destacou.

A programação do dia teve início com uma apresentação de dança e de canto feita por um grupo de meninas da Casa de Apoio Sementes do Amanhã. Além de receberem lanches, todas as crianças que participaram tiveram acesso a brinquedos infláveis de forma gratuita. O grupo também acompanhou uma contação de histórias, feita por meio de uma boneca, com a Turma da Aninha. Houve, ainda, doação de mudas de planta, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Moradora da Flexeira, Aline dos Santos marcou presença no evento. “Estou participando porque tinha um filho que também era especial, mas ele veio a falecer. As meninas sempre me convidam e isso me ajuda bastante no processo do luto. Achei muito especial estar aqui, com todas as pessoas que têm deficiência, porque eu faço parte do COMDEF e estou aqui para somar”, disse.

O evento contou, ainda, com participação de 15 alunos da Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo Logo de Andrade (EMESPP), que fazem parte das turmas de surdo, baixa visão e deficiente intelectual da unidade escolar. Na oportunidade, o grupo cantou a música “É preciso saber viver”, com apresentação em libras.

O vice-prefeito de São Pedro da Aldeia, Julio Queiroz, prestigiou o evento. “É uma ação que simboliza a inclusão e o abraço do poder público às políticas de facilitação da vida das crianças com deficiência. É uma temática muito importante para as nossas crianças e a Prefeitura, o poder público, precisa estar atento a essas demandas e às comemorações”, comentou.

Representantes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer fizeram uma breve apresentação sobre o trabalho inclusivo realizado pela pasta direcionado a pessoas com deficiência física. A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Diana Alves, o chefe de gabinete, Moisés Batista, e o assessor especial, Edmilson Bittencourt, além de conselheiros do COMDEF também participaram da ação.