A população de São Pedro da Aldeia escolheu, no domingo (01/10), os cinco novos conselheiros tutelares do município, que atuarão no quadriênio 2024/2027. Os escolhidos foram Denise Barreto, com 606 votos, Márcia Amaral (553), Arthur Reis (440), Ubirajara Barenco (361) e Juliete Gomes (334). Ao todo, 4.623 eleitores participaram do processo. A previsão é que os novos conselheiros tomem posse no dia 10 de janeiro de 2024.
O resultado foi oficializado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nesta terça-feira (03/10). Clique aqui para acessar o documento divulgado pelo CMDCA.
A votação teve início às 8h e foi encerrada às 17h. A contagem dos votos foi realizada na 48ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), no centro da cidade, e acompanhada por parte dos candidatos e fiscais. A comissão especial eleitoral, com membros do CMDCA, atuou em parceria com o Ministério Público durante todo o processo de apuração.
Uma das moradoras que marcaram presença na votação foi Sany Sampaio Tinoco, que compareceu à E. Mz. José Guimarães, no Porto da Aldeia. “O conselheiro tutelar tem o papel crucial de defender a integridade e proteger nossas crianças e adolescentes de qualquer forma de violência, abuso ou exploração. Votar neste processo, para mim, é um exercício de cidadania”, comentou.
Ao todo, o processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de São Pedro da Aldeia contou com a participação de 24 candidatos e 19 pontos de votação distribuídos pelo município. A partir da 6ª colocação, todos são considerados suplentes.