São Pedro da Aldeia encerra comemorações da Semana do Meio Ambiente

O encerramento da Semana do Meio Ambiente levou pessoas de todas as idades para a Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, foi um sucesso do começo ao fim. Mais de 200 pessoas visitaram a ecotenda nos dois dias de evento. A Semana do Meio Ambiente foi também uma parceria com a Secretaria de Educação e o show de encerramento ficou por conta da banda local MD3.

Secretária da pasta, Adriana Saad faz um balanço do evento. “Nossa comemoração da Semana do Meio Ambiente foi muito produtiva, tivemos parceria de vários órgãos como a Marinha do Brasil, o INEA e outros. Além, é claro, da parceria interativa com a Secretária de Educação do município, que trouxe os alunos para participar do nosso evento. Nós só temos a agradecer as pessoas que participaram da nossa ecotenda. Demos nosso recado e São Pedro da Aldeia marcou presença no Dia Mundial do Meio Ambiente”, disse.

A programação ofereceu, nos dois dias de evento, experiências dos projetos ambientais, a divulgação da primeira Unidade de Conservação Municipal, do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica e da APA da Serra de Sapiatiba, além de doações de mudas de plantas. Postos de coleta e informações dos projetos “Recicla óleo” e “EcoAmpla” também estavam em funcionamento na ecotenda montada na praça. O evento contou ainda com apresentações da Marinha do Brasil, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Consórcio Lagos São João, entre outros.

Guarda-parque do INEA e expositor na ecotenda, Leonardo Santos discorre sobre a iniciativa da Prefeitura de conscientizar a população sobre o meio ambiente. “São Pedro da Aldeia possui várias áreas que ainda devem ser preservadas, por isso acho maravilhoso a Prefeitura da cidade apoiar e realizar esse tipo de evento, trazendo essa temática e buscando a conscientização do público. Prefeitura que não cria essa oportunidade para seus cidadãos não está querendo cuidar do meio ambiente”, afirmou.

Vocalista da banda MD3, que fez o show de encerramento da Semana de Meio Ambiente, Márcio Sardinha lembra o apoio da Prefeitura aos artistas locais. “Sou morador de São Pedro da Aldeia, mas não tinha muito espaço na cidade antes do Prefeito Cláudio Chumbinho ouvir nossa banda tocar em outro lugar. Agora eles estão nos dando essa oportunidade e está sendo muito significativo para a gente. É muito legal participar desse evento que inspira e incentiva os jovens a estarem perto do meio ambiente e também da música”, disse.