A Prefeitura de São Pedro da Aldeia vem fortalecendo as escolas da rede municipal com ações que integram a formação social e cultural, além de aspectos cognitivos e emocionais do desenvolvimento. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação iniciou, de forma gradual, o processo de implementação do Programa Escola em Tempo Integral (ETI) do Ministério da Educação, com a pactuação de cinco matrículas. Com a ampliação da oferta de educação integral, o município promove uma formação mais completa aos estudantes.
A Escola Mz. Elízio da Costa Moreira, no bairro Três Vendas, está atendendo os alunos com a ampliação da oferta de ensino, com turmas desde o pré-escolar até o quinto ano. A Escola Mz. Capitão Costa, localizada na Cruz, já está funcionando no novo formato de grade de ensino estendida em uma turma do 6º e outra do 9º ano, sendo que mais uma turma do 9º será incluída a partir do próximo mês. A unidade escolar foi reformada recentemente, oferecendo mais conforto e qualidade de estudo para os alunos.

Outras três unidades escolares estão com o planejamento em andamento para o Programa Escola Integral desde 2024. A E. Mz. Manoel Moraes da Silva, no Campo Redondo, está com duas turmas do 5º ano com ensino integral, enquanto a E. Mz. Francisco Paes de Andrade, no bairro Boqueirão, está com duas turmas de 9º ano no novo formato. Já a E. M. Vinhateiro está com duas turmas multisseriadas, sendo do 3º ao 5º ano.
O que dizem os alunos
Os alunos dos bairros Campo Redondo, Colina e São João aprovam a iniciativa do período integral na E. Mz. Manoel Moraes da Silva. Com idade entre 10 e 12 anos, cada um tem algo a dizer sobre a melhora nos estudos com a ampliação da grade. Ana Gabriela, de 11 anos, do Campo Redondo, conta que está feliz por passar mais tempo na escola com os amigos e se desenvolvendo cada vez mais. Já Eloá Lóssio, de 10 anos, do bairro Colina, destaca a importância da iniciativa. “É divertido ficar aqui de tarde para aprender mais, passar de ano e ficar bem esperta”, disse.

Os meninos também aprovaram a continuidade de estudo no período da tarde. Heytor da Costa, de 10 anos, do bairro São João, falou sobre como o projeto está ajudando nos estudos. “Eu fiquei melhor nas contas e o integral me ajudou a tirar notas melhores”, relatou. O Enzo Miguel, de 10 anos, do Campo Redondo, contou que está melhorando nas matérias que tinha mais dificuldade e o João Guilherme, de 11 anos, da Colina, comentou que o programa ajudou a melhorar a letra. Benício Santos, de 11 anos, do São João, apontou que o integral está ajudando nas atividades de Português. O pequeno Kaleb Oliveira, de 12 anos, do São João também falou sobre como está melhorando a letra, além de estar ajudando na leitura.
“Eu fiquei melhor nas contas e o integral me ajudou a tirar notas melhores”
Heytor da Costa, 10 anos
De acordo com a coordenadora do Programa Escola em Tempo Integral do município, Rosângela Soares, a escola em tempo integral proporciona um ambiente educacional enriquecedor e acolhedor, onde os alunos podem não apenas adquirir conhecimento acadêmico, mas também desenvolver habilidades sociais, emocionais e práticas. “Uma das principais características desse projeto é a ampliação da carga horária escolar, garantindo que os nossos alunos passem mais tempo na escola, envolvidos em atividades que estimulem sua curiosidade, criatividade e habilidades diversas. Isso significa oferecer uma variedade de atividades extracurriculares, como esporte, pluralidade cultural e a educação socioambiental, entre outras”, explicou Rosângela.


A secretária de Educação, Danielle Corrêa, reforça o empenho da pasta em oferecer a opção de ensino integral nas unidades escolares do município. “A implementação da Educação Integral em algumas turmas da nossa rede municipal é muito importante para ampliar a jornada escolar proporcionando aos nossos alunos uma educação ampla e eficiente integrando as diferentes áreas do conhecimento, dando novas possibilidades de desenvolver diferentes habilidades através das atividades diversificadas oferecidas, além do reforço escolar”, destacou Danielle.
O Programa Escola em Tempo Integral (ETI) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo ampliar a quantidade de matrículas em tempo integral na educação básica dos municípios. O ETI foi instituído pela Lei Nº 14.640 de 2023.