São Pedro da Aldeia inicia diagnóstico ambiental da Lagoa de Araruama com coleta em 11 pontos
Pesquisar

São Pedro da Aldeia inicia diagnóstico ambiental da Lagoa de Araruama com coleta em 11 pontos

Ação é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca e pelo Inea na Área 2 da laguna

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu início a uma nova etapa de monitoramento ambiental da Lagoa de Araruama com a coleta de água e sedimentos em 11 pontos da Área 2 da laguna. A ação, realizada na segunda-feira (22/06) em parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, vai subsidiar um diagnóstico técnico da qualidade ambiental da lagoa e orientar futuras medidas de preservação e recuperação. 

A iniciativa é um desdobramento direto de uma articulação entre o prefeito e o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Rodrigo Mascarenhas, no Rio de Janeiro. Durante o encontro, foi firmado o compromisso de iniciar uma análise técnica e completa da lagoa, com participação conjunta das equipes municipal e estadual.

O material recolhido passará por análise físico-química e bacteriológica completa, tanto da água quanto do sedimento do fundo da lagoa. Foram analisados pontos considerados de atenção, como o Camerum, Mossoró e Campo Redondo, entre outros. A ação também inclui a Praia do Siqueira, em Cabo Frio, considerada um ponto de forte influência no município aldeense. O objetivo é traçar um diagnóstico atualizado da situação ambiental da Lagoa de Araruama.

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, destacou a importância da iniciativa. “Esse trabalho marca o início de um diagnóstico técnico que vai orientar nossas próximas ações de proteção à laguna. Ter dados atualizados e confiáveis sobre a água e o sedimento é fundamental para que possamos planejar intervenções com base em evidências, e não apenas em percepção”, afirmou.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui