São Pedro da Aldeia inicia segunda fase do cinturão para saneamento da Lagoa de Araruama

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, iniciou, nesta semana, a segunda fase do projeto de saneamento da Lagoa de Araruama, com recursos do ICMS Verde. A obra está sendo executada pela concessionária Prolagos. A ação é uma iniciativa do Governo do prefeito Cláudio Chumbinho, que buscou apoio da Secretaria de Estado do Ambiente do RJ, no primeiro ano de gestão, para realizar a obra. O valor de 10 milhões de reais do projeto será pago à empresa responsável após a conclusão das obras, com recurso do ICMS Verde, arrecado pelo município, em sete prestações anuais. Leis Municipal e Estadual autorizam o convênio. O Prefeito Cláudio Chumbinho, a Secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Adriana Saad e o secretário de Urbanismo e Habitação Wilmar Mureb estiveram no Centro acompanhando a obra de perto.

A parceria da Prefeitura com a Concessionária irá adiantar as obras que, antes do convênio, não tinham previsão para acontecer. Os pontos trabalhados serão: Ponta da Areia, Baleia, Praia Linda, Centro, Mossoró, Maracanã e Camerum. É válido lembrar, que a obra já foi realizada no Mossoró.

Estão sendo instalados 600 metros de rede de esgoto, que complementam o cinturão da Lagoa de Araruama, na orla entre a Praça Hermógenes Freire da Costa e o cemitério municipal. Esta construção irá captar todo o esgoto do entorno.

O Prefeito Cláudio Chumbinho falou sobre a importância da obra.

“Estamos fazendo essa obra de esgotamento sanitário no Centro, mas outros pontos na cidade também serão atendidos. Já realizamos no Mossoró e faremos ainda Ponta da Areia, Baleia, Praia Linda, Maracanã e Camerum. Identificamos comerciantes e domicílios que estavam despejando esgoto de forma irregular na Lagoa, com essa obra esse despejo será encerrado” explicou o prefeito.

A obra está sendo fiscalizada pela própria secretária de Ambiente, Adriana Saad e o engenheiro ambiental, Maycon Vitorino. A técnica ambiental Wilma Maciel, está responsável por fiscalizar a ligação dos moradores e comerciantes a nova rede.

“É fundamental que a população se ligue a nova rede. Esse é um importante passo para a despoluição da Lagoa de Araruama e a Secretaria do Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento estará acompanhando diariamente e de perto o andamento desta obra, que complementa mais uma fase do cinturão”, afirmou a secretária.

O secretário de Urbanismo e Habitação Wilmar Mureb, também falou da obra.

“Essa obra de esgotamento sanitário é de extrema importância para a sobrevivência da Lagoa de Araruama. O prefeito Cláudio Chumbinho está saneando a cidade, tratando o que é preciso. Em breve será iniciada uma obra de urbanização que irá desde a Praia do Centro até a Praia da Pitória, trazendo beleza e atrativo turístico para São Pedro da Aldeia. Estamos nos preocupando com a saúde e o bem-estar do município”, afirmou o secretário.