Search

São Pedro da Aldeia participa da 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde

Trabalho do Programa da Saúde na Escola irá representar o Estado do Rio de Janeiro na etapa nacional

O município de São Pedro da Aldeia marcou presença na 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde, realizada terça-feira (25/04), na Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), no Rio de Janeiro. Servidores da Secretaria Municipal de Saúde representaram a Prefeitura durante o evento. Na oportunidade, o Programa Saúde na Escola (PSE) teve o seu projeto de monitoramento da obesidade infantil escolhido para representar o estado na 18ª mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que acontecerá durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

O estudo selecionado foi feito pela nutricionista Evylen Garcia, em parceria com as nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Delisete Monteiro e Renata Curti, e com a equipe de nutrição da Secretaria de Educação, Lívia da Silva, Ingrid Beranger da Costa Pereira, Caroline Carvalho, Juliana Lima Chung, Márcia Elaine de Carvalho, Marilza Ana de Andrade, Mariza Miranda, Paula dos Santos Rafael da Silva Rosas, Samara Celestino Veloso e Soraya Cristiane da Silva, sob moderação da coordenação do PSE de São Pedro da Aldeia.

A nutricionista Evylen falou a respeito: “Foi uma satisfação enorme levar um pouco do trabalho que venho realizando aqui no nosso município. Fiquei extremamente grata por ter sido classificada e por representar não só o município, mas também o Estado por um trabalho realizado aqui em São Pedro, onde através da intersetorialidade do PSE que conseguimos realizar o monitoramento e com isso aumentar a cobertura do estado nutricional avaliado aqui. E as propostas de intervenção pensadas para o biênio só foram possíveis pelos resultados alcançados neste trabalho.”

O objetivo do projeto foi avaliar o estado nutricional de estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, matriculados nas escolas municipais pactuadas no PSE. A iniciativa visa identificar e intervir no desenvolvimento da obesidade infantil no município aldeense, utilizando a intersetorialidade do programa como estratégia.

Em uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, os responsáveis pelo estudo avaliaram 4.959 crianças, de 32 escolas municipais. Deste total, 70,8% foram avaliadas pela Saúde e 29,2% pela Educação. Os dados de antropometria das Secretarias foram compilados pela nutricionista do PSE responsável pelo monitoramento. Os resultados permitiram identificar que 9,5% dos alunos têm obesidade e 5,8% estão com obesidade grave, identificando 15,4% dos indivíduos com obesidade. Com base nos resultados, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) irá desenvolver um projeto de intervenção multidisciplinar nas escolas que apresentaram os maiores índices.

A 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde teve como objetivos o intercâmbio de práticas municipais implementadas no SUS e a visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão local, segundo a realidade dos territórios.  A seleção do projeto de São Pedro da Aldeia para representar o estado na etapa nacional representa um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe do Programa Saúde na Escola no município.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui