Search

São Pedro da Aldeia participa de ação conjunta pelo Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher

Ação integrada reuniu equipes de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal aldeense participou de uma ação integrada nesta sexta-feira (10/10). A ação conjunta também contou com a participação das PMPs de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio. A iniciativa abordou motoristas e pedestres no bairro Porto do Carro, divisa entre São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, e seguiu para os demais municípios participantes.  O objetivo foi conscientizar a população sobre o enfrentamento à violência doméstica e o fortalecimento da rede de proteção à mulher.

Durante a atividade, equipes das quatro cidades distribuíram material informativo e dialogaram com motoristas e pedestres sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, os canais de denúncia e a importância do apoio comunitário no combate aos casos de agressão.

O GCM Mauro César, integrante da Patrulha Maria da Penha de São Pedro da Aldeia, destacou a importância da integração regional das forças municipais. “A união das Patrulhas Maria da Penha mostra a força do trabalho em rede. Quando as cidades atuam juntas, compartilhando informações e experiências, conseguimos oferecer uma resposta mais rápida e eficaz às vítimas. Esse alinhamento fortalece a proteção das mulheres e o compromisso conjunto de dar fim à violência doméstica”, afirmou.

A inspetora Ana Lúcia, da Patrulha Maria da Penha de Arraial do Cabo, reforçou o papel da sociedade na denúncia e prevenção. “A conscientização é essencial. Não é só a mulher que sofre a violência que deve denunciar — qualquer pessoa pode e deve agir. Hoje, não existe mais o pensamento de que ‘em briga de marido e mulher ninguém mete a colher’. É dever de todos denunciar. Às vezes, a mulher só precisa saber que não está sozinha, que alguém está com ela. Por isso trabalhamos em rede: para acolher, apoiar e dar um basta na violência doméstica”, destacou.

Para a inspetora adjunta e coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Cabo Frio, GCM Regiane Costa, o trabalho de conscientização direta é uma das formas mais eficazes de prevenir a violência. “A gente entende a importância de estar nas ruas, conversando com as pessoas, explicando o que é a violência doméstica e como ela se manifesta. Essa aproximação permite orientar, instruir e conscientizar homens e mulheres sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade sem violência. Nosso objetivo é esse: mostrar que estamos juntas, informando e buscando o fim da violência contra a mulher”, afirmou.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Armação dos Búzios, GCM Jaqueline Borges, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as guardas municipais da região. “É muito gratificante ver o crescimento das Guardas Municipais dentro de um tema tão importante. Hoje, as mulheres da nossa região sabem que podem contar com essa rede de apoio, independentemente do município em que estejam. Essa blitz mostra a força das Patrulhas Maria da Penha e o verdadeiro trabalho em rede, com troca constante de informações e atendimento integrado”, disse.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui