A Prefeitura de São Pedro da Aldeia participou, nesta semana, de um encontro presencial do Programa Capacit Mulher 2025, realizado pela Secretaria de Estado da Mulher. Realizado no município de Cabo Frio, o evento contou com a participação de cerca de 50 servidoras de gestões municipais, entre secretárias e adjuntas, coordenadoras, técnicas e a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
A equipe técnica do CEAM Daiana Borges representou o município no encontro. Estiveram presentes a coordenadora do equipamento, Luciana de Oliveira Souza, a psicóloga Carollina Fernandes dos Santos, a pedagoga Daniele dos Santos Coriolano Barboza, a assistente social Márcia Damasceno Abreu de Oliveira e a advogada Nathalia de Oliveira Coelho Domingues.
A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Manhães, ressaltou a importância das políticas públicas do Capacit Mulher para o município. “Esse programa tem uma relevância imprescindível na preparação dos profissionais que atuam nas políticas para mulheres, oferecendo uma formação que amplia a compreensão sobre os direitos femininos, as violências enfrentadas, os avanços das políticas públicas ao longo do tempo e os reflexos da desigualdade de gênero na sociedade e na economia”, destacou.




O Capacit Mulher 2025 tem como objetivo qualificar os servidores que atuam nas políticas públicas para mulheres, com uma formação abrangente em temas como o direito das mulheres, formas de violência, avanços históricos nas políticas públicas e o impacto da desigualdade de gênero na economia.
A secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, falou sobre o objetivo do programa. “O objetivo principal é que tenhamos uma rede cada vez mais capacitada para trabalhar e desenvolver a política para meninas e mulheres do nosso estado. Seguimos cada vez mais investindo nas servidoras municipais para implementar e fortalecer a política pública para as mulheres fluminenses”, afirmou.

A estrutura do programa é composta por três cursos, todos oferecidos de forma on-line, com um total de 160 horas de conteúdo. Cada etapa é complementada por encontros presenciais, que promovem a troca de experiências entre os municípios e o desenvolvimento de soluções práticas para a realidade local.
O encontro em Cabo Frio, marcou o encerramento da fase presencial do primeiro curso e o início das atividades do segundo módulo. Além de São Pedro da Aldeia, também participaram representantes de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Silva Jardim e Saquarema. A próxima rodada de encontros está prevista para junho, sendo a conclusão geral do programa em agosto.
A coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana de Oliveira, ressaltou a importância do encontro regional para a capacitação. “O Capacit Mulher é uma excelente oportunidade de aprender mais e mais sobre a trajetória das mulheres em nossa sociedade. Foi relevante participar de forma presencial, pois, assim, podemos trocar conhecimento com os participantes e com o professor”, disse.