O município de São Pedro da Aldeia marcou presença no fórum de lançamento da edição especial pelos 20 anos do Dossiê Mulher 2025, realizado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). A Secretaria de Segurança e Ordem Pública foi representada pela Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, reforçando o compromisso do município com a integração das políticas de proteção às mulheres vítimas de violência.

A coordenadora da Patrulha, GCM Rosana Andrade, destacou o papel essencial do evento para fortalecer a rede de enfrentamento à violência. “A participação da Patrulha Maria da Penha em um evento como este fortalece a integração das forças de proteção e amplia o debate sobre medidas efetivas de prevenção, acolhimento e responsabilização dos agressores”, apontou.
A diretora-presidente do ISP, delegada Marcela Ortiz, apresentou a programação da edição comemorativa do Dossiê Mulher, que celebra duas décadas de produção contínua de dados e análises sobre violência de gênero no estado. Marcela destacou os avanços, desafios e novas ferramentas utilizadas no enfrentamento às violências contra a mulher.

Além de apresentar um painel, a delegada falou sobre práticas e críticas de responsabilização de autores de violência doméstica familiar, assim como novas tecnologias com enfoque no atendimento digital. “Esse ano, o nosso fórum precede a realização do Consórcio de Integração Sul-sudeste, conferindo maior visibilidade e proporcionando um debate mais urgente entre representantes dos estados-eleitos sul-sudeste do país”, destacou Marcela Ortiz.
