A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença na Oficina de Integração Intersetorial, realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro na quarta (05/11) e quinta-feira (06/11), em Armação dos Búzios. O município foi representado por servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), da Saúde e da Defesa Civil. O encontro reuniu representantes de cidades da Baixada Litorânea com o objetivo de fortalecer a articulação regional e o trabalho conjunto entre os órgãos públicos.
O evento teve como objetivo capacitar os profissionais para atuarem em situações de emergência e de calamidade pública que demandem a criação de abrigos temporários. A programação incluiu palestras sobre sites de acesso a informações e monitoramento de riscos, além da identificação dos municípios mais afetados e dos alertas emitidos. Também foram realizadas atividades práticas, como uma oficina de acolhimento e atenção psicossocial, visita guiada a abrigos temporários e orientações sobre gestão e funcionamento desses espaços.



A diretora das Proteções Sociais Básica e Especial da SASDH, Elba Mascarenhas, comentou sobre o evento. “Essa oficina foi de extrema importância, pois conseguimos visualizar possíveis riscos de desastres ambientais, sociais e de saúde pública. Cabe destacar que é uma atuação intersetorial, onde devemos mobilizar todas as pastas do município, visando prevenção, monitoramento e planejamento para atuarmos em tais situações”, afirmou.
O coordenador da Defesa Civil aldeense, Luiz Alberto Alves de Araujo, destaca que o evento auxiliará nas próximas ações da instituição. “Participarmos deste evento foi muito importante. Saber como agir de forma correta, por meio das oficinas e palestras, enriquece o nosso conhecimento sobre oferecer o melhor atendimento para o caso de abrigos temporários”, pontuou.
Também participaram do encontro o agente de Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Ricardo Lima, a assessora da gestão SUAS/Vigilância Socioassistencial, Tatiana Barbosa, a coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental, Sunamita Soledade, a psicóloga do ambulatório de saúde mental, Andrea Alves Lima Correa e a representante da Coordenadoria Regional de Defesa Civil, major BM Carmem Costa.
