A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença no 1° Fórum Estadual de Organismos de Políticas para Mulheres, realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no Palácio Guanabara, na quinta-feira (19/10), e reuniu representantes de 20 cidades fluminenses.
O município aldeense foi representado pela diretora do Departamento de Direitos Humanos, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Luciana Oliveira. “Foi de extrema relevância representar o meu município e a Secretaria ao qual faço parte, podendo articular com os outros municípios, conhecer a realidade e aprender diante dos desafios que as demandas do enfrentamento da violência contra a mulher nos é apresentado cotidianamente”, comentou Luciana.
A mesa de abertura do evento contou com a presença da secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Carmem Foro, da secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, e da desembargadora Adriana Mello, entre outras autoridades.
Durante o evento, a Secretaria de Estado da Mulher lançou a campanha “Rede Mulher na Palma da Mão”. A iniciativa visa combater o feminicídio por meio de um aplicativo que permite, com um simples clique, acionar a Polícia Militar e pedir ajuda a até três pessoas que a mulher tenha cadastrado. O app permite, ainda, fazer registro de ocorrência on-line, ter informações sobre medida protetiva e consultar toda a rede de atendimento especializada.