O município de São Pedro da Aldeia marcou presença no evento pelo Dia Internacional da Biodiversidade, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A iniciativa reuniu representantes dos 92 municípios fluminenses, além de autoridades estaduais e municipais, destacando-se como um importante espaço de diálogo e cooperação em prol da conservação da biodiversidade.

Representando a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca aldeense, a chefe de gabinete da pasta, Marta Freitas, acompanhou de perto a programação e recebeu os materiais de apoio do Governo do Estado. “Participar do Dia Internacional da Biodiversidade foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. Mais do que um evento, esse momento simbolizou o reconhecimento do valor imensurável da natureza e reforçou a importância de caminharmos juntos na defesa da vida em todas as suas formas. Recebemos com alegria um kit essencial para a continuidade das nossas ações: armadilhas fotográficas, que nos permitirão monitorar e conhecer melhor a fauna silvestre local; placas de sinalização, que ajudarão a educar e sensibilizar a população sobre a importância das nossas áreas protegidas; e, com imenso orgulho, dois importantes materiais: o ‘Atlas das Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro’ e ‘Conhecendo a Flora Endêmica e Ameaçada de Extinção do ERJ”, explicou.
Na ocasião, foram apresentados os principais Programas Estratégicos da SEAS, com destaque para o “Olho no Verde”, voltado ao monitoramento das áreas verdes do Estado, e o “Fumaça Zero”, que visa a redução da emissão de poluentes e o fortalecimento das ações de fiscalização ambiental.
O encontro foi, ainda, uma celebração das Unidades de Conservação, fortalecidas pelo Programa Estadual de Fortalecimento das Unidades de Conservação Municipais (PROUC), que tem sido um pilar fundamental no apoio técnico, material e institucional aos municípios fluminenses.

