A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença no Fórum Interinstitucional de Atenção Psicossocial e Cuidado de Álcool e Outras Drogas, um espaço de diálogo e construção coletiva de políticas públicas voltadas para a saúde mental no Brasil. O município foi representado pela assessora especial da Gestão de Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano, e pela coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Renata Nogueira Antum Gomes.
O evento, que reuniu profissionais, gestores e representantes da sociedade civil, foi significativo por ocorrer em meio à revisão do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (PLANAD). A participação ativa das representantes da gestão municipal foi vista como fundamental para contribuir com a construção de uma política pública mais democrática, participativa e sensível às reais necessidades da população.
De acordo com a assessora especial Rosemary Calazans Cypriano, encontros como este representam um verdadeiro chamamento à responsabilidade coletiva na construção de estratégias mais humanas, inclusivas e eficazes no enfrentamento das vulnerabilidades relacionadas ao uso de substâncias psicoativas. “Participar deste momento foi extremamente importante, uma vez que estamos discutindo os novos rumos da política que trata o uso prejudicial de álcool e outras drogas”, destacou.
A participação no Fórum faz parte do compromisso da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de São Pedro da Aldeia na escuta ativa, o diálogo interinstitucional e a construção de políticas públicas que promovam cuidado integral, respeito aos direitos humanos e fortalecimento da rede de atenção psicossocial.