São Pedro da Aldeia participa do lançamento de novo programa de retomada cultural do Governo do Estado

“Pacto Cultural RJ” anunciou pacote de R$ 75 milhões para projetos culturais em todo o Estado. Inscrições para editais começam em 31 de agosto
O secretário e a diretora municipal de Cultura, Thiago Marques e Giselle Lima, e a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Representando o município de São Pedro da Aldeia, o secretário e a diretora municipal de Cultura, Thiago Marques e Giselle Lima, respectivamente, participaram do evento de lançamento do novo programa de retomada cultural do Governo do Estado. A cerimônia de anúncio do “Pacto Cultural RJ” aconteceu no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do Governador do Estado, Cláudio Castro, e da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. Ao todo, serão investidos R$ 75 milhões até o fim deste ano em cinco editais com o objetivo de estimular a cadeia produtiva do setor, gerar empregos e incentivar a retomada das atividades.

Foto: Reprodução

O secretário adjunto de Cultura de São Pedro da Aldeia, Thiago Marques, comemorou o anúncio do pacote estadual de fomento às artes. “Nós vamos fazer o possível para divulgar e dar visibilidade a esses editais para todos os nossos artistas e agentes culturais, para que eles consigam participar e ter a chance de serem contemplados nesse momento de extrema necessidade”, disse.

Gestores aldeenses ao lado do assessor especial de relações intermunicipais e projetos da Secretaria de Estado de Cultura, Adenilson Honorato
Foto: Divulgação

O chamado “Pacto Cultural RJ” é composto de cinco editais, que serão lançados ainda este ano, e da reativação do convênio com o Governo Federal do programa de Pontos de Cultura. No dia 31 de agosto começam as inscrições na primeira chamada pública, a “Cultura Presente nas Redes 2”, que vai destinar R$ 7,5 milhões a três mil fazedores de cultura fluminenses.

Recursos do “Cultura Presente nas Redes 2” serão destinados a três mil projetos culturais em todo o Estado
Foto:
Reprodução

A cerimônia no Teatro contou com a presença de gestores de diversos municípios do Estado, além de artistas, fazedores de cultura e autoridades, como o deputado federal Aureo Ribeiro, criador da Lei Aldir Blanc, além da figura máxima do Estado, Cláudio Castro. “Estamos fazendo um pacto para a retomada segura e consciente da cultura. São 75 milhões de reais de fomento à arte, que já estão empenhados”, garantiu o governador.

Lançamento do programa teve a presença do Governador do Estado, Cláudio Castro
Foto:
Reprodução

“Esse pacto traz a importância, a valorização e o fortalecimento da Cultura nesse momento crucial e tão difícil de pandemia, que culminou no afastamento do artista e do agente cultural do público, e da sua perda financeira. Entretanto, foi um momento onde, mais uma vez, a cultura se reinventou e ultrapassou os limites do palco, através dos projetos audiovisuais, levando o acalento da arte ao cidadão”, destacou a diretora municipal de Cultura, Giselle Lima.

Cerimônia aconteceu no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução

Para a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, o programa também representa a retomada da esperança para o setor cultural. “Esse é um momento ímpar para a cultura fluminense, porque é um dia em que a cultura assume o protagonismo das ações de retomada cultural do Estado do Rio de Janeiro. Hoje é o dia da retomada da esperança de que dias melhores virão, com produções ainda mais lindas. A Lei Aldir Blanc já nos conectou com o Estado do Rio de uma maneira tão especial. Afinal de contas, foram 2.340 projetos apoiados em todo o Estado”, disse.

Foto: Reprodução

O evento também teve transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa no Youtube (clique AQUI para conferir na íntegra).