Valorização da pesca e do empreendedorismo comunitário. Essas são algumas das premissas da Rede de Mulheres Lagunares. O primeiro encontro da iniciativa contou com a presença de representantes de diversos municípios do entorno da Lagoa de Araruama. São Pedro da Aldeia foi representada pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca. A iniciativa é parte do projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares.
O secretário adjunto de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, Breno Bento dos Santos destacou o impacto de iniciativas que valorizam os talentos locais. “Foi um encontro muito produtivo com o intuito de trazer a valorização da pesca, empoderamento feminino, as biojoias, que vêm fazendo um processo muito bacana. É importante mostrar o impacto que isso tem no dia a dia, na vida de cada pescador (a). A gente precisa dar voz aos talentos da nossa região. Vamos ter mais encontros como esse ao longo do ano, promovendo a interação e o crescimento das iniciativas”, apontou.
O projeto é uma realização do Instituto Onda Azul, em parceria com a Petrobras. O evento reúne mulheres dos setores da pesca e artesanato dos municípios ao redor da laguna de Araruama.