Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Pedro da Aldeia reuniu público interessado na construção de políticas públicas para a terceira idade. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, na Câmara de Vereadores.
As palestras da conferência foram conduzidas pela conselheira estadual do Conselho do Idoso, Katiane Piaz, pela diretora da Secretaria do Idoso e da Federação das Favelas do RJ, Nailza Maia, e pela assessora geral dos Projetos Sociais RJ, Cristiane Nazaré. Durante o evento, também foram debatidas propostas para o fortalecimento da rede de proteção e promoção dos direitos da pessoa idosa.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Manhães Rosa, destacou a importância da iniciativa para o município. “A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é um marco para São Pedro da Aldeia. Trata-se de um espaço de escuta e construção coletiva, onde idosos, profissionais e representantes da sociedade propõem ações para garantir um envelhecimento digno. As discussões feitas aqui vão orientar políticas públicas e fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa no município. É um momento de compromisso com a cidadania e com o futuro de todos”, afirmou.
O assessor especial da Secretaria de Governo, Edmilson Bittencourt, agradeceu a presença de todos e reforçou o empenho da gestão no cuidado com a população idosa.
A presidente do CMDI, Patrícia Ramalho, também falou sobre a importância do evento. “Agradeço a todos que contribuíram para a realização da 1ª Conferência da Pessoa Idosa em São Pedro da Aldeia. Este é um espaço de escuta, construção de políticas públicas e valorização da pessoa idosa. Que os encaminhamentos desta conferência se tornem ações concretas e permanentes, com dignidade, respeito e participação social. Obrigada a todos”, destacou.
A secretária executiva do CMDI, Rosimar Merodio da Silva, reforçou o papel da sociedade na garantia dos direitos da pessoa idosa. “Foi um grande prazer participar deste primeiro passo importante em busca de melhorias para a atenção ao idoso no nosso município. É necessário que a população participe e indique a direção para que a política de atenção ao idoso seja implementada de forma eficaz em São Pedro da Aldeia”, apontou.
A coordenadora da pasta LGBTQIA+ do Departamento de Direitos Humanos, Paula Azevedo, falou sobre a importância da inclusão dos idosos em todas as culturas. “A participação cidadã é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. É hora de agir para garantir que os direitos dos idosos sejam respeitados e protegidos. A democracia é um valor fundamental que deve ser defendida e fortalecida. Juntos, podemos construir uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. É urgente que nos unamos para promover a dignidade e o bem-estar de todos os idosos. A inclusão é um direito humano fundamental que deve ser respeitado e protegido”, disse.
O evento também contou com a participação da secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Denise Campos; do vice-presidente do CMDI, Vilma Jacinto Albuquerque, e da auxiliar administrativo do Conselho, Ágata Acioly, além do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, vereadores Jean Pierre e Vitinho de Zé Maia, e dos vereadores Paulo Santana, Pedro Abreu, Moisés Batista e Mislene Santos.