O sábado (23/09) foi voltado ao incentivo à pesca artesanal em São Pedro da Aldeia. Os pescadores do município tiveram a oportunidade de participar da aula inaugural das oficinas de carpintaria, construção e mecânica navais do projeto Novos Mestres, no bairro Baleia. O curso destinado à área pesqueira é gratuito e terá duração de um ano. O projeto é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca aldeense em parceria com o Instituto Onda Azul, que conta com o apoio do Projeto Educação Ambiental que é gerido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cultura da construção de barcos, como o conserto de motores a diesel, por exemplo. Além das oficinas teóricas e práticas, também serão realizadas rodas de conversas abertas aos pescadores e familiares.
Representando a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, o secretário adjunto Breno Bento dos Santos destacou o incentivo à pesca artesanal no município e o impacto positivo na rotina dos pescadores. “A aula inaugural foi um sucesso. As oficinas vão ser muito importantes para a área pesqueira, com todo o aprendizado adquirido pelos pescadores. Muitas vezes eles saem para pescar e acabam ficando à deriva com seus barcos, interrompendo o dia de trabalho e tendo que depender de alguém para ajudar com problemas técnicos. Então, com o curso, eles vão aprender a consertar os motores dos barcos. É muito gratificante levar esse aprendizado, porque os pescadores podem fazer uma renda extra também, além de mexer nos seus próprios motores, podem consertar os de outras embarcações. Sem contar que vão ter conhecimento de construção naval também. A cada dia, vem crescendo a pesca na laguna, então vai ser de grande valia para os pescadores, agregando à renda familiar. É muito bom contar com essa parceria do Instituto Onda Azul e com a Associação de Pescadores da Praia da Baleia, dando voz ao pescador e valorizando a nossa pesca artesanal”, reforçou.
São Pedro da Aldeia possui importantes comunidades pesqueiras e o trabalho conjunto entre a prefeitura e instituições busca resgatar a arte da pesca e da construção de embarcações tradicionais, além de garantir mais autonomia aos pescadores artesanais locais. A valorização da pesca faz parte do direcionamento da gestão Fábio do Pastel, que incentivou o trabalho dos profissionais com a construção de ranchos no município e firmando parcerias com instituições voltadas à área.
Os pescadores irão produzir um barco de pesca com motor que será destinado à Associação de Pescadores, assim como todo o material de construção e manutenção adquirido durante as aulas. Um dos objetivos é que, futuramente, o barco seja utilizado para realização do turismo de base comunitária. Após a entrega do produto final, cada participante irá receber um certificado de conclusão.