As provas do Concurso Público transcorreram com tranquilidade no último domingo (03/12) em São Pedro da Aldeia, além dos polos de Cabo Frio e Niterói. São 294 vagas imediatas para cargos efetivos da Secretaria Municipal de Educação, além de cadastro reserva. O prefeito Fábio do Pastel esteve presente na Escola M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães – Cívico-Militar, junto à secretária de Educação, Sheila Atalla, e à secretária de Administração, Roberta Magalhães, responsável pela organização do concurso.
Serão divulgados, nesta segunda-feira (04/12), os gabaritos preliminares das provas objetivas. Os interessados podem acessar os arquivos no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) (clique aqui) ou no site da Prefeitura (acesse aqui). Os candidatos terão a terça (05/12) e a quarta-feira (06/12) para solicitarem recursos contra os gabaritos.
Na oportunidade, o prefeito Fábio do Pastel apontou a importância da realização das provas. “A gente vê a necessidade muito grande de professores e, com o Concurso Público, a gente acredita que no próximo ano vamos estar com o quadro completo. Já estamos há quase dez anos sem concurso aqui na cidade e era algo que precisava ser feito com urgência. Sabemos da importância não só para os alunos, como também para toda comunidade escolar. Nosso lema é levar mais qualidade de vida para todos e isso começa nas escolas”, apontou.
Para a secretária de Educação, Sheila Atalla, o empenho intersetorial foi fundamental para completar o quadro de profissionais da pasta. “Estamos realizando o primeiro Concurso Público para o magistério desde 2014. Então, foi um esforço conjunto de todas as Secretarias, do nosso prefeito, da Secretaria de Administração, principalmente, que muito se esforçou para que a gente pudesse ter um concurso ainda a tempo de chamar os professores para o início do ano letivo. Certamente teremos bons professores para a nossa rede”, destacou.
Responsável pela organização do Concurso Público, a secretária de Administração, Roberta Magalhães, destacou o esforço para realizar as provas a tempo do próximo ano letivo e ressaltou que o município se prepara para abrir novas oportunidades para efetivo. “A Secretaria de Administração está muito feliz com a organização do concurso, procuramos buscar uma banca que tivesse referência para que pudéssemos ter êxito em nosso concurso. A necessidade extrema de preencher o quadro efetivo da Educação era urgente e, prontamente, assim que assumi a pasta, levei essa dinâmica a frente para poder fazer a contratação. Esse é o primeiro concurso que o prefeito Fábio está fazendo e já estamos elaborando os PCCRs para que a gente possa iniciar os próximos concursos. Dessa forma, todos os quadros da Prefeitura terão a oportunidade de serem preenchidos por meio dos cargos efetivos”, reforçou.
O coordenador do núcleo de concursos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Marcelo Saraiva, apontou o suporte da Prefeitura aldeense durante todo o processo. “Primeiro concurso aqui em São Pedro da Aldeia e tivemos todo o apoio da Prefeitura. As provas transcorreram tranquilamente e estamos empenhados em fazer uma boa seleção para os novos servidores públicos da Prefeitura”, comentou.
Ao todo, inscreveram-se 21.330 candidatos para os cargos de inspetor escolar, orientador educacional, professor docente I (Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática), professor docente Arte e Educação Física, professor docente II e supervisor pedagógico.
Morador de São Vicente, Araruama, Vitor Silva se preparou para a prova e revelou estar empolgado para fazer parte do efetivo municipal aldeense. “A expectativa está grande. Em questão de organização, acho que a Prefeitura deu um show. Todo o acesso para chegar até o local de prova e a acessibilidade para deslocamento aqui está excelente. A vontade é ser servidor aqui em São Pedro da Aldeia”, apontou. Gisele Cabral Rodrigues, moradora do bairro Estação, também destacou o preparo para a prova. “A gente se prepara, mas, quando chega no dia, sempre fica aquele nervosismo, mas vai dar tudo certo. Foi tranquilo chegar até o local de prova e está tudo bem organizado por aqui”, afirmou.