Com o objetivo de valorizar os profissionais de apoio da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia, a Secretaria de Educação promoveu a segunda edição do “Encontrão” na quarta-feira (23/07). O evento foi realizado no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em dois turnos, reunindo inspetores de alunos, merendeiras, serventes, auxiliares de serviços gerais, porteiros, vigias, auxiliares de creche e cuidadores de alunos especiais.
A secretária de Educação, Danielle Corrêa, ressaltou a importância da iniciativa. “É com muita alegria que realizamos o nosso Encontrão. Este evento é destinado aos profissionais de apoio da nossa rede educacional aldeense e representa o reconhecimento do papel essencial que cada um exerce nas escolas. Acredito firmemente que somos todos educadores. Todos, com seus gestos diários de cuidado, organização e acolhimento, contribuem diretamente para a formação dos nossos estudantes e para o bom funcionamento das escolas. Hoje é dia de agradecer e fortalecer os vínculos que nos unem em prol da educação”, afirmou.



O evento teve como objetivo reforçar a escola como um espaço coletivo e ressaltar que seu sucesso depende da colaboração de todos os agentes. Além disso, a iniciativa também foi uma forma de reconhecer o comprometimento diário dos servidores que atuam no suporte diário das unidades escolares, por meio de momentos de integração, sorteios de brindes e apresentações culturais.
Durante o encontro, o professor Valdinei Abreu realizou uma palestra com o tema “Todos Somos Educadores”, para os participantes do turno da manhã. Já na parte da tarde, o enfermeiro e instrutor de resgate, busca e treinamento, Alexandre Costa, conduziu uma palestra-treinamento sobre “Procedimentos emergenciais nas escolas”.
A coordenadora de Gestão Pedagógica, Berenice Vieira, e a coordenadora de Políticas Pedagógicas, Cassiane Couto, falaram sobre a valorização dos profissionais que atuam na manutenção da escola, seja com serviço de limpeza, oferta da merenda ou auxiliando os professores. “A Educação não é só o pedagógico, ela acontece em todos os ambientes escolares, como dissemos aqui, todos são educadores”, comentou Cassiane. “Nós queremos sempre reconhecer o valor que esses profissionais têm. Sem eles, a escola não funciona. Por isso, estamos nesse segundo encontro”, finalizou Berenice.



O II Encontrão do Pessoal de Apoio da rede municipal de ensino também contou com a apresentação do Ballet Municipal de São Pedro da Aldeia. As bailarinas Angelina Moraes, Maria Eduarda Ribeiro, Evellyn Luyze Dantas, Cecília Gonçalves, Fernanda Lobo e Angel Braga realizaram a performance “Amizades, resistentes”, coreografada pelo professor da Escola de Artes Municipal, Ramirez Menezes. Ao final, o coreógrafo promoveu uma dinâmica com o público presente ao som de “Eu sou o samba”.
Além de proporcionar momentos de valorização e aprendizado, a iniciativa também promoveu a troca de experiências entre servidores antigos e recém-chegados. Vilma da Conceição está no cargo há apenas quatro meses. “O encontro foi maravilhoso, achei a iniciativa muito interessante. Estou na rede há pouco tempo, mas observo que todos aqui são sempre muito educados e atenciosos”, declarou. Priscila Ferreira, que atua como servente na rede há 21 anos, também elogiou a proposta. “A gente se sente bem acolhido, pois saímos do dia a dia da nossa escola”, comentou.


