São Pedro da Aldeia realiza pré-conferências de Assistência Social

Os equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) receberam, durante a semana, as pré-conferências realizadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A programação teve início na segunda-feira (19/06), no CRAS da Rua do Fogo, e terminou na quinta-feira (22/06), no CRAS do Balneário. A iniciativa teve como objetivo debater os eixos temáticos da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece no dia 14 de julho.

As pré-conferências tiveram como objetivo mobilizar os integrantes do Sistema de Garantias de Direitos (SGD) e a sociedade civil para a reflexão sobre a Política de Assistência Social como direito para todos. O evento foi um preparatório para a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, que será no dia 14 de julho, das 8h30 às 17h, na sede da Igreja Ministério Aprisco, situada na Av. Getúlio Vargas, nº 102, no Centro.

Os Centros de Referência de Assistência Social da Rua do Fogo, Alecrim, Porto da Aldeia, Morro do Milagre, Parque Estoril, Balneário, a sede do programa Bolsa Família e o CREAS proporcionaram um espaço democrático e acolhedor para a construção de propostas.

A equipe técnica do CRAS Balneário promoveu o acolhimento necessário para que os usuários pudessem construir propostas sobre políticas públicas e eleger delegados e suplentes para o evento de julho. Na oportunidade, o Mestre Geraldo (Neguinho), facilitador do equipamento, promoveu uma apresentação de capoeira com as crianças do CRAS.

Estiveram presentes a presidente do CMAS, Caroline Barcellos, a secretária executiva do Conselho, Indiara Falcon, as conselheiras Fernanda Costa, Jéssica Moura e Sandra Jardim, além do presidente do Conselho Tutelar, Ubirajara Barenco, e da representante da SASDH, Renata Santos.

A coordenadora do equipamento, Míriam Santana, falou sobre a importância da iniciativa. “A pré-conferência é importante não só para o CRAS Balneário, mas para todo o município, porque é do povo, para o povo e pelo povo, fazendo políticas públicas de hoje para o futuro”, comentou. Disse Míriam Santana, coordenadora do CRAS.

O CRAS Palmiro Gomes, no bairro Porto da Aldeia, também sediou sua pré-conferência na quinta-feira (22/06), construindo diversas propostas e contando com a participação dos usuários.

A primeira pré-conferência da programação foi realizada no CRAS Gelson Pinheiro, na Rua do Fogo, e promoveu um ambiente democrático e participativo. O evento contou com a participação de membros do CMAS, usuários do equipamento e equipe técnica, além do presidente da Associação de Moradores do bairro Botafogo, Roberto dos Santos (Robertão).

O encontro foi conduzido pelas assistentes sociais Sirlea Regina e Adriana Oliveira e a psicóloga Simone Lisboa. Um dos temas abordados foi o Sistema único de Assistência Social – SUAS, abrangendo a atual implementação e futuras perspectivas.

A coordenadora do CRAS da Rua do Fogo, Alzira Neves. “O objetivo principal dessa pré-conferência foi proporcionar aos participantes a oportunidade de se sentirem parte integrante do processo de construção de uma vida melhor. Foi uma ocasião relevante, em que os presentes puderam expressar suas dúvidas, compartilhar suas experiências e contribuir para o desenvolvimento de propostas que possam impactar positivamente a assistência social em nosso município”, afirmou.

Por fim, a coordenadora do CRAS do Morro do Milagre, Sandra Beniz, ressalta a iniciativa. “A Pré Conferência reúne representantes de diversos segmentos da sociedade objetivando a elaboração de propostas, que serão apresentadas na Conferência com o intuito de aperfeiçoar as políticas públicas da Assistência Social”, declarou.

A Conferência Municipal de Assistência Social conta com o tema “Reconstrução do SUAS – O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Em 2023, serão discutidos cinco eixos temáticos. São eles: “Financiamento e orçamento de natureza obrigatória como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidade dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país” (eixo 1); “Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas” (eixo 2); “Articulação entre os segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?” (eixo 3); “Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS” (eixo 4) e “Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS” (eixo 5).