A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) tem promovido palestras para qualificar os funcionários que atuam na sede da secretaria e nos equipamentos sociais que atendem em todo o município de São Pedro da Aldeia. Por meio de videoconferência, cerca de 40 funcionários do órgão participaram, na última sexta-feira (29), da Jornada SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Transmitida por cerca de uma hora para cada setor da secretaria, a palestra teve como objetivo nivelar os agentes sobre a renovação de conceitos e práticas profissionais das equipes de trabalho. Ministrada pela assistente social Claudia Brasil, subsecretária da SASDH, a palestra ressaltou a importância de aprimorar a capacidade de gestão e do exercício profissional.
Brasil explicou todo o funcionamento do acolhimento ao usuário e de exemplos da rotina diária enfrentada pelos técnicos. O evento, batizado de Jornada Suas (Sistema Único de Assistência Social), informou ainda sobre a rede de assistência, que oferece serviços, programas, benefícios e projetos.
Os objetivos são de melhorar as condições de vida da população atendida, que se dá por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; o de apoiar a inclusão social; de adotar critérios de enfrentamento à pobreza e ainda de estabelecer a redução de situações como violência intrafamiliar; trabalho infantil e atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O Suas também oferece acolhimento (abrigo) para as pessoas em situação de rua, sem família ou por algum motivo tenha que se afastar da convivência com o núcleo familiar.
“É fundamental que todos os servidores dos equipamentos tenham noções sobre a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), noções sobre direitos humanos e sociais e sensibilidade a essa causa. Desde a recepção, o usuário deve receber o acolhimento adequado e sensibilizado para as suas demandas, não importa qual seja ela. Um bom atendimento já nos põe em lugar de destaque”, detalhou a subsecretária.
A subsecretária lembrou aos servidores que todas as pessoas em vulnerabilidade social são protegidas pela lei. Segundo ela, São Pedro da Aldeia é uma das mais estruturadas cidades da Região das Baixadas Litorâneas com relação à execução da política de assistência social. “Por isso temos que descontruir conceitos há muito tempo cristalizados. Nosso trabalho não é mais tradicional, ele se adequa à realidade contemporânea. Temos uma equipe muito técnica e por isso vamos potencializar nossa atuação. As famílias têm outros formatos, se reúnem por meio de laços afetivos e todos os modelos são protegidos pela lei. Estamos em todas as partes onde existe a assistência: referência, atenção básica, prevenção. A nossa estrutura ainda é tímida, mas estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento e assegurar os direitos humanos de categorias historicamente excluídas”, completou Cláudia Brasil