A 12ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Pedro da Aldeia acontece neste domingo (22/10). A festa será realizada no espaço da Feira Livre Municipal, no bairro Nova São Pedro, a partir das 13h. O evento é realizado pela ONG Aldeia Diversidade e conta com o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Turismo, de Saúde e de Segurança e Ordem Pública.
De acordo com a presidente da ONG Aldeia Diversidade e organizadora do evento, Laysa Jotha, diversas atrações prometem agitar o evento, entre elas a presença da madrinha do movimento, Aliccia Brocchi, e do DJ Oficial e padrinho, Melkan. “As atrações começam cedo, às 13h, com um time de DJs comandando o evento, que acaba às 22h. Às 18h, teremos a execução do hino nacional e as falas das lideranças dos movimentos sociais e do poder público. A festa continua com os DJs e drag queens”, destacou Laysa.
O tema central escolhido para 2023 é “Aldeia Diversidade, na luta pela garantia de direitos”. O evento contará com a tenda da Secretaria Municipal de Saúde, da Coordenadoria LGBTQIA+ da cidade e do Centro de Cidadania da Baixada Litorânea, oferecendo serviços diversos. Há, ainda, apoio do Programa Rio Sem LGBTIfobia, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, também estará presente no evento com orientações.
SEMANA DA DIVERSIDADE
A sexta-feira (20/10) vai marcar a abertura da Semana da Diversidade em São Pedro da Aldeia. O evento será a partir das 9h, no Cine Clube Estação, no Centro, com a mesa de abertura. Às 9h30, haverá o Prêmio Aldeia Diversidade de Cidadania LGBTI+. A programação continua às 13h30 com uma Jornada Formativa LGBTI+ direcionada aos servidores da Vigilância em Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.