São Pedro da Aldeia recebe Bandeira Azul em cerimônia nacional

Praia das Pedras de Sapiatiba é uma das primeiras praias lagunares a receber o certificado no Brasil

Marco ambiental inédito no município de São Pedro da Aldeia, a Praia das Pedras de Sapiatiba recebeu oficialmente a Bandeira Azul. O reconhecimento foi entregue em cerimônia nacional realizada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, nesta sexta-feira (27/10). O prefeito Fábio do Pastel acompanhou pessoalmente o evento e recebeu a bandeira em mãos junto ao chefe de gabinete, Moisés Batista.

Participando ativamente desde o início do projeto de inscrição da Praia das Pedras de Sapiatiba ao Programa Bandeira Azul, o prefeito Fábio do Pastel comentou a relevância do município receber o reconhecimento pela primeira vez. “O Programa Bandeira Azul é mais um certificado do nosso empenho e preocupação em garantir mais qualidade de vida para todos, desde os moradores até os visitantes que vêm conhecer nossa São Pedro da Aldeia. Realizamos diversas ações de educação e conscientização ambiental e unir tudo isso ao fortalecimento do turismo é muito gratificante. Com essa certificação internacional, os visitantes da Praia das Pedras de Sapiatiba têm uma garantia a mais de excelência”, declarou Fábio do Pastel.

Localizada no bairro Praia Linda e banhada pela Lagoa de Araruama, a Praia das Pedras de Sapiatiba é uma das primeiras do tipo a ser certificada pelo Programa Bandeira Azul no Brasil. A conquista é um reflexo do compromisso da gestão pública com a excelência ambiental e o turismo sustentável.

O trabalho intersetorial entre as secretarias de Meio Ambiente e Pesca, Turismo, Obras e Desenvolvimento Urbano, Educação e Segurança e Ordem Pública, por meio da Defesa Civil, com direcionamento do prefeito Fábio do Pastel, garantiu a aprovação final do júri internacional.

A Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão. A certificação não apenas realça a qualidade das praias e marinas, mas também promove o turismo sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.