São Pedro da Aldeia recebe oficina de turismo sustentável

Iniciativa é promovida pelo Instituto Onda Azul e tem o apoio da prefeitura

A equipe da Secretaria Municipal de Turismo acompanhou de perto a oficina de turismo sustentável de base comunitária realizada com moradores do bairro Baleia. A ação, que busca fomentar o turismo e o lazer no entorno de comunidades pesqueiras, aconteceu na quinta-feira (26/01). O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é uma iniciativa do Instituto Onda Azul e conta com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia.

A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, destacou a inclusão das comunidades pesqueiras na essência do projeto. “Foi uma grata surpresa conhecer o Instituto Onda Azul e seu trabalho de sustentabilidade, geração de emprego e renda. A inclusão das comunidades é a grande sacada da iniciativa, e caminha em consonância com o planejamento das novas políticas públicas implementadas pela Secretaria de turismo, onde o cidadão é o elemento principal na construção da identidade local e de um desenvolvimento sustentável”, salientou.

Durante a reunião, a organizadora Silvane Costa ressaltou o comprometimento do projeto com o bairro. “É uma ação de extrema importância para a comunidade pesqueira. Estamos trazendo cursos da área do turismo para os moradores e esperamos desenvolver o local com as ações turísticas. Estamos muito empolgados com o retorno que o projeto tem trazido a todos”, finalizou.

A moradora do bairro e participante do projeto, Ana Claudia Abrantes, falou sobre a necessidade de fomentar o turismo no local. “ É muito importante que aconteçam essas oficinas pelo turismo sustentável. Com essas ações são elaboradas formas de desenvolver financeiramente o nosso bairro, principalmente por meio das ações turísticas. O bairro Baleia tem muito a oferecer ao turista e à cidade”, disse.

De acordo com os profissionais envolvidos, o projeto é sustentado por três eixos: Pesca Sustentável e Qualidade de Vida, Turismo de Base Comunitária, Desenvolvimento Econômico e Fortalecimento Comunitário. Cada eixo foi desenvolvido com base em pesquisas científicas para promover a autogestão nas comunidades pesqueiras.