São Pedro da Aldeia recebe visita técnica estadual para elaboração de roteiro turístico rural

Iniciativa mapeou quatro espaços com potencial turístico rural no município
Visita para elaboração de roteiro para turismo rural

As belas paisagens rurais de São Pedro da Aldeia foram destaque na visita de representantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) ao município. A Secretaria Municipal de Turismo recebeu, na quinta-feira (17), o professor Gláucio Marafon, do Instituto de Geografia da UERJ, acompanhado de dois alunos, para o mapeamento e registro de propriedades com potencial turístico rural nos bairros Sergeira, São Mateus e Retiro.  A iniciativa visa a elaboração do Atlas das Paisagens Rurais do Estado do Rio de Janeiro.

O primeiro local visitado pelo grupo foi uma fazenda na Sergeira, zona rural
O primeiro local visitado pelo grupo foi uma fazenda na Sergeira
Foto: Renato Fulgoni

Para a secretária municipal de Turismo, Andrea Tinoco, o segmento é uma tendência forte e com alta procura, além de ser um diferencial do município aldeense. “O turismo rural em São Pedro da Aldeia é uma pérola no coração da Baixada Litorânea. A qualidade e variedade de serviços turísticos são surpreendentes e têm atraído um público cada vez maior em busca de tranquilidade, conforto, segurança e contato com a natureza. Parabenizo a Secretaria Estadual de Turismo, na pessoa do secretário Gustavo Tutuca, pela iniciativa de mapear o circuito rural do Estado, e estou convicta de oferecermos o que há de melhor para nossos turistas e visitantes”, declarou.

Sítio no bairro São Mateus também esteve no roteiro rural
Sítio no bairro São Mateus também esteve no roteiro
Foto: Renato Fulgoni

Os visitantes foram guiados por dois turismólogos da Secretaria aldeense, Juliane Carvalho e Alexandre Azevedo. A primeira parada foi a Fazenda São José, na Sergeira, conhecida na região pela produção de queijos. Em seguida, o grupo conheceu o Sítio Vitória, em São Mateus, responsável pela produção de mel silvestre. A visita técnica terminou no Retiro, com os registros da Pousada SPA Pura Vida Natureza, que visa a reeducação alimentar e prática de atividades físicas, e do Restaurante Dona Carolina, com pratos voltados para a culinária rural.

Os visitantes também conheceram uma pousada SPA no Retiro
Foto: Renato Fulgoni

Durante o mapeamento, os representantes da UERJ puderam conhecer mais sobre os espaços, as experiências oferecidas ao público, o funcionamento de cada lugar e demais informações para divulgação no Atlas. O objetivo do projeto é divulgar as propriedades rurais e estimular o turismo rural no estado do Rio de Janeiro.

A visita técnica foi finalizada em um restaurante também no Retiro
Foto: Renato Fulgoni

De acordo com o professor Gláucio Marafon, o Atlas das Paisagens Rurais do Estado do Rio de Janeiro será disponibilizado em formato digital. “Estamos georeferenciando essas propriedades e fotografando para a construção desse atlas digital. Vamos disponibilizar os pontos e as coordenadas para que o cidadão clique no município de São Pedro da Aldeia e encontre as propriedades mapeadas e, se ele quiser vir sozinho, agenda e vem para cá”, explicou.

O projeto é realizado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Turismo e Agricultura; a Prefeitura aldeense auxiliou no levantamento dos atrativos rurais para a criação do roteiro e na visita guiada. A previsão é de que o guia seja lançado em maio.