Search

São Pedro da Aldeia tem noite de gala com clássicos do ballet de repertório

Evento promovido pela Secretaria de Cultura foi estrelado por Juliana Valadão, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia promoveu uma Gala de Ballet no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. A 1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi a atração principal do evento. Em sua estreia nos palcos aldeenses, Juliana Valadão encantou o público apresentando coreografias de algumas das obras mais emblemáticas do repertório clássico, mundialmente reconhecidas, como o Lago dos Cisnes e Dom Quixote. O evento também contou com a participação do bailarino Alyson Trindade, além de apresentações do Ballet Municipal. A programação foi marcada, ainda, pela consagração de Juliana como madrinha da companhia aldeense.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, participou da abertura do evento. “Para nós, é uma honra receber, pela primeira vez no palco do Teatro Municipal, a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Juliana Valadão é uma referência no cenário da dança e uma inspiração para as nossas crianças e jovens do Ballet Municipal e da Escola de Artes Municipal. Receber um espetáculo desse porte é extremamente enriquecedor para a nossa cidade, para a nossa cultura e ficamos muito felizes em poder prestigiar de perto o talento dessa artista”, disse.

Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Entre as performances de destaque executadas pela bailarina estiveram o famoso dueto de “O Lago dos Cisnes”, um dos trechos mais apaixonantes e emblemáticos da história do ballet clássico, que representa o amor de Odette, a bela princesa transformada em Cisne, e Siegfried, o príncipe que luta para libertá-la do feitiço maligno.

O icônico ballet Dom Quixote, inspirado no romance do escritor espanhol Miguel Cervantes, também coloriu o palco do Teatro Municipal trazendo a história da personagem Kitri, interpretada por Juliana, e as “seguidillas”, estilo de dança espanhola, executadas pelo Ballet Municipal, com adaptação assinada pelo coreógrafo e coordenador, Ramirez Menezes.

O Ballet Municipal apresentou, ainda, uma coreografia autoral e a célebre Dança dos Mirlitons, também conhecida como a Dança das Flautas, executada no segundo ato do ballet “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky. O gran finale ficou por conta de Juliana Valadão e Alyson Trindade, que se revezaram em solos e duetos de uma sequência de variações do clássico ballet Raymonda.

Ao final do espetáculo, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, e o coordenador do Ballet Municipal, Ramirez Menezes, realizaram a entrega do certificado simbólico à Juliana Valadão, consagrando-a madrinha da companhia aldeense. Em seguida, os jovens do Ballet Municipal também receberam das mãos de Juliana um certificado simbólico em reconhecimento ao esforço, compromisso e dedicação à arte da dança.

Na ocasião, Juliana Valadão falou sobre a oportunidade de se apresentar na cidade. “Eu fico muito feliz e emocionada em me apresentar em São Pedro da Aldeia. Minha família toda é aldeense e muitos familiares não tinham tido a chance de me assistir. Sou muito grata à Secretaria de Cultura por essa oportunidade de estar aqui e dar essa emoção para os aldeenses, para a minha família e amigos aqui da região. Eu passei por muita coisa até chegar aonde eu cheguei, nós lutávamos muito para conseguir apoio e eu sei da importância de ter esse incentivo. Então, para mim, é uma honra apoiar o Ballet de São Pedro da Aldeia”, disse.

Juliana Valadão falou sobre a oportunidade de se apresentar na cidade
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

O coreógrafo e coordenador do Ballet Municipal, Ramirez Menezes, ressaltou a figura de Juliana, que também já foi sua aluna, como uma inspiração para os bailarinos da nova geração. “Para mim foi um orgulho ver a Juliana se tornando a estrela do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e agora vê-la brilhar também no palco do Teatro de São Pedro da Aldeia. Agradeço ao secretário de Cultura, Thiago, que acreditou no projeto do Ballet Municipal, regulamentado por lei no município, à diretora de Cultura, Giselle, por todo o incentivo e ao prefeito Fábio do Pastel por acreditar na cultura. Que nossos bailarinos se inspirem na trajetória de sucesso e no exemplo do Alyson e da Juliana”, destacou.

Vinda do município de Saquarema, a professora de ballet e empresária Thamiris Coutinho marcou presença na Gala de Ballet. “Também sou ex-aluna do professor Ramirez Menezes e fico muito feliz em ver o reconhecimento que São Pedro da Aldeia está dando para a arte. O Teatro está incrível e ver a Juliana Valadão de perto é emocionante demais. Só temos a agradecer à prefeitura por proporcionar esse espetáculo lindo para nós aqui da Região dos Lagos”, disse.

Moradora do bairro Boqueirão, a contabilista Rosilene Alves também enalteceu a iniciativa. “Eu fiquei encantada, foi um prazer prestigiar esse espetáculo maravilhoso. Quero parabenizar toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e o prefeito Fábio do Pastel por proporcionarem essa alegria para a nossa cidade e por nos receberem com tanto carinho, tanto nós moradores como pessoas de outros municípios. Minha filha faz aulas de danças urbanas na Escola de Artes e eu fico muito feliz em ver esse incentivo do governo para a Cultura”, disse.

O evento contou, ainda, com a presença do secretário municipal de Cultura de Arraial do Cabo, Fernando Porto, e dos secretários municipais de Fazenda, Renaldo Barreto, e de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, além de integrantes, professores, alunos e bailarinos de companhias de dança da Região dos Lagos.

Sobre Juliana Valadão

Natural de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, Juliana Valadão começou a viver o seu sonho e a trilhar a sua trajetória na dança aos 16 anos. Anos mais tarde, graduou-se pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. Em 2008, ingressou para o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dançando em todas as temporadas clássicas e contemporâneas da Companhia. Depois de mais de 10 anos no corpo de baile, ela foi promovida a Primeira Solista por Ana Botafogo e Cecília Kerche.

Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Desde então, a bailarina vem brilhando como solista, dedicando-se à execução de obras de grandes nomes da dança. Depois de uma extensa carreira como Primeira Solista, sua nomeação de Primeira Bailarina se deu em cena aberta, após a sua última apresentação como “Odete/Odile”, na temporada do ballet “O Lago dos Cisnes”, em 2022.

Clique AQUI para acessar a galeria de fotos do evento.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui