A Prefeitura de São Pedro da Aldeia vai implantar a maior área verde urbana da Região dos Lagos. O novo espaço de lazer, que ficará localizado na Rua João XXIII, próximo à Secretaria Municipal de Educação, contará com infraestrutura voltada para o bem-estar da população. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Desenvolvimento Urbano.

Na terça-feira (08/04), foi realizada uma visita técnica ao local com equipes das duas Secretarias. O terreno foi escolhido após estudos técnicos conduzidos por profissionais florestais da Secretaria de Meio Ambiente, que avaliaram aspectos como viabilidade ambiental, localização e potencial de integração com o entorno urbano. A criação do espaço reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e a valorização dos espaços públicos, proporcionando mais qualidade de vida aos aldeenses.
A nova área verde contará com academia da terceira idade, espaço para piqueniques, playground infantil, arquibancada, banheiros, estacionamento com acessibilidade e um lago artificial. O projeto ainda prevê a urbanização com espécies nativas da região, promovendo a arborização e criando ambientes sombreados, ideais para o convívio familiar e a inclusão social.
Para o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hildergrado Milagres, a cada dia que passa, as mudanças climáticas ficam mais evidentes. O secretário destaca, ainda, que São Pedro Aldeia é uma cidade que tem um clima semelhante ao clima de deserto, muito árido. “Tanto é que aqui foi o município onde as salinas se desenvolveram em face do grau de salinidade da água e da evaporação fruto da temperatura ambiental e a gente percebe que a cidade clama por mais áreas de verde para poder ficar com a temperatura mais amena. Nosso objetivo é fazer com que a gente tenha um pulmão verde no centro da cidade com o intuito de melhorar a qualidade do ar, mudar a temperatura do ar. Vamos, também, tornar essa área um ponto de encontro, para que, no domingo, venha a família para passear, levar os filhos para brincar no parquinho, oferecer equipamentos para poder se exercitar. Buscamos oferecer mais qualidade de vida para todos”, relatou o secretário.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mário Flávio Moreira, destacou a importância do projeto para a cidade. “Estamos muito felizes em dar esse passo importante para a qualidade de vida da nossa população. Essa área verde será um verdadeiro refúgio no coração da cidade, unindo lazer, saúde e sustentabilidade. Pensamos em um espaço acessível, inclusivo e que respeite o meio ambiente, com foco na convivência e no bem-estar coletivo”, afirmou.