Search

São Pedro da Aldeia terá evento de combate à violência contra a mulher neste sábado (12/08)

Iniciativa será realizada na Praça Hermógenes Freire da Costa a partir das 8h e irá contar com diversas apresentações e serviços gratuitos, além de uma caminhada de conscientização com saída às 10h

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia está com uma programação especial em prol do Agosto Lilás, que conta com workshop do Programa Empoderadas, do Governo do Estado, ações de autocuidado, sorteio de brindes, remada e apresentação do Ballet Municipal. As ações serão realizadas neste sábado (12/08), a partir das 8h, na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro. Um dos destaques é a caminhada de conscientização, com saída às 10h. A organização da caminhada solicita aos interessados em participar do evento que compareçam de blusa branca, se possível. 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal. O objetivo é fortalecer as ações de combate à violência contra a mulher no município aldeense. O evento conta com apoio das Secretarias de Cultura, de Esportes e Lazer e de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, além da ACIASPA, por meio da Liderança Feminina.

A diretora do Departamento de Direitos Humanos, Luciana de Oliveira, falou sobre a iniciativa. “O objetivo desta ação é dar visibilidade ao enfrentamento à violência contra a mulher, lembrando que a porta de entrada para os atendimentos no município é o CREAS e, agora, com o apoio da Patrulha Maria da Penha”, comentou.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Rosana Andrade, destacou a importância do evento. “A Campanha Agosto Lilás é uma oportunidade de unir forças, compartilhar histórias e destacar a importância de erradicar a violência contra a mulher. Contamos com a presença e o apoio de todos para tornar esse evento um momento de reflexão, sensibilização e mobilização, buscando construir uma sociedade mais justa e segura para todas. Vamos caminhar juntos contra a violência doméstica e fortalecer essa causa. Esperamos todos no dia 12 de agosto”, destacou.

Um dos grandes destaques do evento será a participação do Projeto Empoderadas, com um workshop. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro que busca ensinar técnicas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. A programação também contará com orientações da equipe técnica do Bolsa Família e serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e verificação de glicose, entre outros.

É importante destacar que os equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos irão realizar ações voltadas para o Agosto Lilás durante todo o mês.

Confira os serviços e ações que serão realizados neste sábado (12/08), a partir das 8h: 

  •  Orientações da equipe do CREAS sobre o encaminhamento dos casos de violência contra as mulheres;
  • Aferição de pressão, glicose e outros pela Secretaria de Saúde;
  • Apresentação da Escola de Artes;
  • Apresentação do grupo de capoeira do CRAS do Porto;
  • Distribuição de mudas;
  • Orientações sobre o Bolsa Família;
  • Remada aberta para os interessados;
  • Apresentação do Programa Empoderadas;
  • Aplicação de Henna;
  • Sorteio de brindes;
  • Design de sobrancelhas e manicure em parceria com o Espaço Irmãs Moura; 
  • Reiki em parceria com Márcia Abreu Terapias;
  • Apresentação de Tai Chi Chuan e defesa pessoal em parceria com Top Fisio;
  • Massoterapia em parceria com Verônica Oliveira;
  • Aromaterapia e óleos essenciais em parceria com Mônica Dias e Karla Oliveira; 
  • 10h | Início da Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui