A Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, irá receber, novamente, a Bandeira Azul. A bandeira será hasteada na próxima sexta-feira (06/12), às 9h, para temporada 2024/2025. Localizada no bairro Praia Linda e banhada pela Lagoa de Araruama, a praia é uma das primeiras do tipo a ser certificada pelo Programa Bandeira Azul no Brasil. O empenho da Prefeitura garantiu a aprovação final do júri internacional e a conquista é um reflexo do compromisso da gestão pública com a excelência ambiental e o turismo sustentável.
As águas tranquilas da Praia das Pedras de Sapiatiba, banhada pela laguna de Araruama, recebem essa certificação com reconhecimento internacional pela segunda vez, sendo a primeira, na temporada 2023/2024.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, reforça o empenho conjunto para atender a todos os critérios do programa. “Este é um certificado internacional em que o mundo inteiro tem acesso às informações das praias consideradas de excelente qualidade. Dessa forma, a Praia das Pedras de Sapiatiba vai estar inserida no cenário mundial. Isso é de grande valor para nosso município. A condição básica para conquistar o certificado é a qualidade da água e nós temos análises com resultados de bom a excelente. Também investimos em conscientização ambiental em paralelo às questões técnicas, isso é extremamente importante e também faz parte dos pré-requisitos para aderir ao programa”, destacou o secretário.
A Bandeira Azul é um reconhecimento internacional concedido a praias e marinas que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade ambiental, segurança, educação e gestão. A certificação não apenas realça a qualidade das praias e marinas, mas também promove o turismo sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
A conquista se deve a um trabalho conjunto entre as Secretarias de Meio Ambiente e Pesca, Turismo, Obras e Desenvolvimento Urbano, Educação e Segurança e Ordem Pública, por meio da Defesa Civil, com direcionamento do prefeito Fábio do Pastel.