Tradição em São Pedro da Aldeia, a pesca artesanal será novamente lembrada em mostra neste sábado (29/06), das 10h às 20h. A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca leva à Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, a mostra itinerante Novos Mestres. O trabalho de resgate cultural será exibido no dia de São Pedro, padroeiro da cidade e da atividade pesqueira. Serão exibidos vídeos contando a história da pesca artesanal, além da apresentação de acervos de materiais de pesca e banners com pescadores e embarcações. A iniciativa também faz alusão ao Dia da Valorização da Cultura da Pesca Artesanal no município, conforme instituído na Lei nº 3.188.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, destacou a importância de incentivar a cultura pesqueira. “É uma tradição viva na nossa cidade e precisamos destacá-la. Com essa mostra do projeto Novos Mestres, a população será convidada a conhecer um pouco mais dessa cultura tão importante para a nossa região”, comentou.
São Pedro da Aldeia possui importantes comunidades pesqueiras e o trabalho conjunto entre a prefeitura e instituições, busca resgatar a arte da pesca e da construção de embarcações tradicionais, além de garantir mais autonomia aos pescadores artesanais locais. O acervo pertence ao pescador Carlos Henrique da Silva, ao pescador e historiador Davi Monteiro Gomes e ao Presidente da Colônia de Pescadores, Haroldo da Rosa Pinheiro Sobrinho.
Projeto Novos Mestres
A mostra foi exibida anteriormente no município na cerimônia de encerramento do projeto Novos Mestres na Associação do bairro Baleia. Por meio do projeto, os alunos participaram de oficinas de carpintaria e construção naval, além de mecânica naval. O curso foi oferecido de forma gratuita e realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto Onda Azul e a Associação de Pescadores da Praia da Baleia, com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Um dos pontos altos do curso foi a produção de um barco de pesca com motor que será destinado à Associação de Pescadores, assim como todo o material de construção e manutenção adquirido durante as aulas. Um dos objetivos é que a embarcação seja utilizada para realização do turismo de base comunitária. Após a entrega do produto final, cada participante recebeu um certificado de conclusão.
Programação religiosa
O dia do padroeiro, 29 de junho, será marcado por Santas Missas, com início às 8h e às 10h na Igreja Matriz, localizada no Centro. O feriado municipal contará com a tradicional alvorada às 6h. A procissão marítima e terrestre acontece a partir das 16h, seguido da Santa Missa Campal, às 18h. O dia segue com festejos e termina com show católico do diácono Alberto Araújo. Encerrando a programação, no domingo (30/06), às 18h30 terá missa campal e cantina aberta. As ações contam com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura, Saúde e de Segurança e Ordem Pública.
Confira a programação completa: