O centro de São Pedro da Aldeia foi palco para a primeira edição do Sarau Inclusivo, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento teve como objetivo promover a valorização da diversidade. A programação reuniu diversas expressões artísticas, como apresentações musicais, declamações de poesias, contação de histórias, exposição de desenhos, atividades informativas e depoimentos inspiradores, em um ambiente de celebração, respeito e acolhimento.
A secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Denise Campos, ressaltou a importância da ação. “Foi um momento de grande importância para a sociedade aldeense, onde nossos artistas puderam brilhar em suas apresentações. Destaco a relevância de promovermos eventos que reconheçam e celebrem a diversidade presente em nosso município. A programação do Sarau Inclusivo reforça nosso compromisso com a inclusão e o respeito às diferenças, alinhando-se às campanhas ‘Abril Azul’ e ‘Abril Marrom’, que visam sensibilizar a população sobre a importância da inclusão das pessoas com autismo e da conscientização sobre a saúde mental e prevenção à cegueira. Vamos continuar alimentando essa agenda de reconhecimento e valorização da diversidade em nossa comunidade”, afirmou.


O Sarau Inclusivo contou com o apoio e a participação ativa de diversos equipamentos e instituições locais, como o CEAM Daiana Borges, o programa Família Acolhedora, alunos do Curso Normal (Formação de Professores) do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré, acompanhados pelas professoras Cintia Soares, Vanessa Baptista e Rita Vargas, e os alunos do CIEP 146. Também estiveram presentes a equipe da Clínica Fisiomed e a Residência Terapêutica aldeense.
A professora Vanessa Baptista reforçou o papel pedagógico da ação. “Acreditamos que o tema é crucial. Constantemente sensibilizamos nossos alunos sobre a diversidade e inclusão através de eventos promovidos pela cidade e das disciplinas de Prática Pedagógica e Educação Especial. Neste mês de abril, demos especial atenção ao ‘Abril Azul’ (Autismo) e este sarau proporcionou uma experiência valiosa para nossos estudantes”, declarou.



A contadora de histórias e cantora Luciana Elbany encantou o público com narrativas sensíveis e interpretações musicais que marcaram o evento com leveza e emoção. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sob a coordenação de Jaqueline Fernandes e Fabiana Castro, também marcou presença com seus usuários, que protagonizaram um emocionante sarau de poesias, cantaram canções e dançaram com entusiasmo. Em nome do grupo, Jaqueline Fernandes expressou profunda gratidão pelo convite e pela inclusão em um evento de tamanha relevância.
A diretora do Departamento de Direitos Humanos, Fernanda Costa, finalizou destacando o espírito do evento. “Cada apresentação que compôs o Sarau Inclusivo foi um momento de emoção e conexão. Os participantes desfrutaram de uma atmosfera de alegria e descontração, celebrando a riqueza da diversidade humana. Agradeço a participação de todos, ressaltando que a união de diferentes talentos e perspectivas tornou o sarau um evento verdadeiramente especial e inclusivo”, destacou.



Estiveram presentes representantes a chefe de gabinete da Assistência Social, Luana Barros, a coordenadora LGBTQIA+, Paula Azevedo, a coordenadora da pasta PCD, Larissa Lira, a coordenadora da Mulher, Claudia Mothé, e a coordenadora do CAPSI e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sheila Cristina, além do representante da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/RJ, Sérgio Peniche.